Sócios da Pizzaria

1
Jéssica Ferrari · Belo Horizonte, MG
15/9/2006 · 0 · 1
 

Com as proximidades das eleições resolvi divulgar novamente o meu texto:
O que mais me assusta nessa crise política toda não é a corrupção, nem tão pouco o medo da impunidade, mas os berros de um povo que se diz traído, quando na verdade é incapaz de assumir os próprios erros e analisar a sua conduta.
Quando olhamos para a nossa história, podemos constatar que não somos um povo militante, que mete a boca no trombone e movimenta levantes em prol da cidadania e da fome, ou qualquer outra causa a ser defendida. Não se pode negar as tentativas, muitas vezes vitoriosas, de algumas revoltas que ocorreram no país. Mas temos que admitir que foram poucas ou tiveram poucos integrantes diante da grandeza da questão.
O problema do povo brasileiro é não acreditar no seu poder de mudança, na força da multidão. A imagem que os estrangeiros têm dos brasileiros é a de um povo unido. Talvez porque os exemplos de união a qual eles tenham acesso seja a multidão dos carnavais e das demais festas que ainda mantemos com imenso orgulho. No entanto, somos incapazes de pensar coletivamente e cometemos erros bobos, como jogar lixo nas ruas. E ainda ouvimos uns e outros falando do bom exemplo do governo da Singapura que aplica multa aos danadinhos que entopem os bueiros. Se o governo brasileiro aprovasse uma lei semelhante, estaríamos todos falidos, ou alguém duvida.
Acreditamos que o governo é responsável por toda a nossa miséria, seja ela cultural ou econômica. Nos EUA é imenso o número de organizações civis que lutam pelos seus desejos e direitos. Não estou aqui para defender a cultura norte-americana, merecedora de fortes críticas, a começar pela eleição de Bush. Mas, e nós brasileiros que não fazemos a nossa parte, cobramos do governo e nem sequer sabemos votar com prudência para que o estado seja eficiente.
O problema é essa concepção paternalista que temos do estado de direito. Transferimos para a máquina do estado a responsabilidade de prover todas as nossas necessidades e acabamos atolados na nossa própria negligência.
E agora que tudo acabou em Pizza? Tanto rebuliço na sociedade pra nada. Criticamos e gritamos por aí: “Políticos safados!†Ficamos horas em frente à televisão vendo depoimentos infindáveis, e eu fico a me perguntar se agora alguém quer saber o sabor dessa pizza. A crise já caiu no esquecimento e não foi por escolha da imprensa ou dos políticos, mas porque o povo não quer mais se envolver e continuar gritando.
O que precisamos não é apenas de uma reforma na estrutura política do Brasil, mas sim de uma reforma micropolítica. A mentalidade do povo é que precisa de mudanças urgentes. Pesquisas já sugeriram que o nosso “jeitinho brasileiro†anda disseminando a corrupção, nas mais profundas esferas da sociedade. Exigimos aos parlamentares que arrumem a casa, mas somos incapazes de arrumar a nossa própria cama. Se continuarmos a sermos corruptos nos nossos círculos sociais mais próximos e nas atividades mais rotineiras, teremos que assumir a sociedade dessa pizzaria.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Júlia Tavares
 

oi jéssica, tudo bom?
na minha opinião o texto foge um pouco do estilo do overmundo. você faz um comentário pessoal, mas não insere opinião de outros especialistas, ou repercute a questão da corrupção com entrevistados da sua cidade... seria minha sugestão... também acho que algumas afirmações suas são perigosas: não acho que tudo "acabou em pizza". vamos esperar o resultado das eleições para deputado, por exemplo, e observar quais bancadas de partidos mais diminuíram... e com certeza o povo brasileiro já fez grandes manifestações de discordância com políticas do governo... basta conhecer a atuação de diversos movimentos sociais.
um abraço!
júlia.

Júlia Tavares · Belo Horizonte, MG 16/9/2006 19:42
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados