Teresina tomba o patrimônio arquitetônico

1
Gardiê Silveira · Teresina, PI
9/2/2008 · 30 · 1
 

Teresina tomba o patrimônio arquitetônico

Por Gardiê Silveira*

A capital do Piauí – Teresina – digamos que seja uma campeã no quesito tombamento de patrimônio arquitetônico, o tombamento ao qual me refiro, não é aquele “ato administrativo” realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. O tombamento aqui explicitado é aquele do verbo “tombar”, isso mesmo - “tombar” - o mesmo que: deitar ao chão, derrubar, fazer cair, declinar o nosso patrimônio arquitetônico.

Não quero indicar aqui nenhum responsável por esses “tombamentos”, pois sabemos que não é de hoje suas ocorrências. O certo é que não temos um patrimônio arquitetônico preservado, não podemos admitir, a não-existência de um órgão competente que trabalhe a preservação do patrimônio arquitetônico que é a expressão insubstituível da riqueza e da diversidade da cultura de nosso povo e o testemunho presente da história e de sua importância em nossa vida.

Temos que acordar os gestores públicos para que adotem as medidas de ordem legislativa, administrativa, financeira e educativa necessárias à prática de uma política de conservação. È mister saber que essa preservação depende, em grande parte, da conscientização da sociedade na valorização destas construções e de suas responsabilidades nos planejamentos urbanos.

O patrimônio arquitetônico teresinense é constituído não somente por construções mais importantes (igrejas, escolas, seminários...), mais também pelos conjuntos de antigas residências do Centro e de bairros mais antigos da cidade que estão à mercê dos empresários que as destroem para construção em sua maioria de estacionamentos para automóveis, como no caso do Centro. Esses conjuntos residenciais mesmo que não disponham de edificações excepcionais, oferecem uma qualidade de atmosfera arquitetônica. É preciso conservar tanto esses conjuntos quanto aqueles monumentais.

Os gestores públicos do nosso tempo não se apercebem do valor desse patrimônio que é uma parte essencial da memória dos homens de hoje, e este deve ser transmitido às gerações futuras na sua riqueza autêntica e na sua diversidade. Pois é um capital espiritual, cultural, econômico e social de valores insubstituíveis, onde cada geração dá uma interpretação diferente ao passado e dele extrai novas idéias. Qualquer diminuição desse capital é, portanto, mais um empobrecimento cuja perda em valores acumulados não pode ser compensada, mesmo por construções de alta qualidade e modernidade.

Nosso patrimônio arquitetônico está ameaçado pela ignorância, pela antiguidade, pela degradação sob todas as formas, e sobretudo pelo abandono dos gestores públicos, pois determinado tipo de urbanização é destruidor e a tecnologia contemporânea, mal aplicada, destroem as antigas estruturas. É preciso criar os instrumentos indispensáveis à preservação de nosso patrimônio arquitetônico e que realmente sejam cumpridos e fiscalizados.

* Gardiê Silveira de Sousa é Ator e estudante de Licenciatura Plena em Letras Português/Francês da Universidade Federal do Piauí.

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
Andre Pessego
 

Gardiê,
É, assim mesmo. Terezina infelizmente, para o poder de Estado, não conta com aquelas coisas das "INVASASÕES ESTRANGEIRAS" e se não tiver um rastro ou um ranso de estrangeirismo no Brasil, nada vale.
um abraço, andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 10/2/2008 10:44
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados