O que antes era uma antiga usina de beneficiamento de castanha, abandonada ao tempo, inspirou a criação de um espaço da arte e do coletivo: A Usina de Comunicação e Artes João Donato, inaugurada no último dia 24, com a presença do ministro Gilberto Gil e do músico João Donato, o grande homenageado. Os dois, parceiros em mais de 20 canções, proporcionaram uma rápida jam session com duas composições, para deleite da platéia que lotou o teatro: A Paz e Lugar Comum. João ao piano e Gil com sua interpretação e voz melodiosa.
Com investimentos de cerca de R$ 4 milhões, com recursos do próprio governo do Estado, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério da Cultura, a UCA chega como um novo centro de efervescência cultural e de produção das mais diversas linguagens artÃsticas. É a concretização de um antigo sonho do vice-governador Arnóbio Marques, o Binho. Ele, na década de 80, foi um dos integrantes do Grupo Semente do teatro popular em Rio Branco. A essência do Semente se baseava no processo da construção coletiva. O tempo passou, as teorias do Semente se diluÃram, mas o sonho permanecia, a UCA é o resultado desse longo processo coletivo.
A idéia do projeto é fomentar o surgimento de novos talentos nas áreas de literatura, comunicação, artes plásticas, música, teatro, cinema. A UCA mantém três blocos. Os idealizadores procuraram manter os silos e caldeiras da antiga usina de castanha. Criaram uma arquitetura que fundiu o antigo com o moderno. No bloco A, instalado em meio à s caldeiras da velha usina de castanha, funcionará o restaurante, que servirá alimentação para os habitues do espaço. No primeiro bloco B fica a área de comunicação, com cursos direcionados a rádio, TV e jornal. Os técnicos são direcionados a teledifusão; operação em câmera; edição de vÃdeos; redação para rádio; jornal comunitário; iluminação; e sonoplastia. O que chama a atenção neste bloco é o museu da Imprensa, o "Espaço Varadouro", que expõe antigas máquinas do jornal que entre 1977 e 1981 circulou no Acre, responsável por denunciar os graves conflitos que aconteceram no Estado. O último bloco abriga salas de dança, design gráfico, o cineclube Aquiry, atelier, sala de exposição, salas de música e o teatro com capacidade para 300 pessoas com arquibancadas giratórias que podem ser adaptadas em qualquer direção, de acordo com o espetáculo.
Dirigida pela atriz Clarice Baptista de Carvalho, a Usina responde à gerência geral de cultura e ensino técnico baseada no Instituto Dom Moacyr, formando uma rede que envolve programas e estabelecimentos educacionais e culturais em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Um outro projeto a ser desenvolvido pela UCA é a realização de um um festival internacional de temática ambiental de vÃdeo e cinema, com o propósito de intercambiar com realizadores e produtores dos paÃses amazônicos como BolÃvia, Peru, Colômbia.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!