Uma cidade revelada através da dança

1
Flávio Herculano · Palmas, TO
10/2/2010 · 17 · 1
 

Os artistas estão sempre ocupados com os costumes da sociedade; quando não é em transgredi-los é em registrá-los em suas produções. Nesse sentido, quatro artistas tomaram para si o desafio de identificar a identidade cultural da cidade de Palmas, sede administrativa do Tocantins e a mais jovem capital do país, com 20 anos de fundação. E a tarefa não foi só de identificar a identidade do lugar, mas registrá-la através da linguagem subjetiva da dança, no espetáculo “Na Palma dos Olhos”, que tem temporada de estreia confirmada para março.

Esta missão, de utilizar a visão uma atenta, peculiar de quem faz arte, para capturar os costumes da nova cidade surgiu sem grandes pretensões. Recém chegados a Palmas no início de 2009, em busca de oportunidades – como todo a população que migrou para lá – estes artistas costumavam se reunir para conversar nos finais de expediente. A troca de impressões sobre a nova cidade de morada era inevitável e eles logo perceberam que isso poderia render um bom espetáculo.

Então montaram o grupo de dança “Tresmaria” e tocaram o barco pra frente. Após meses de reuniões para montagem do roteiro e ensaios, “Na Palma dos Olhos” está afinadinha, quase pronta para ser descortinada diante do público.

Evolução
Dos primeiros ensaios até agora, longos meses se passaram. Porém os integrantes do grupo “Tresmaria” foram rigorosos em manter no roteiro apenas as primeiras impressões de quando chegaram ao Tocantins. Isso, de modo a preservar o olhar atento e curioso que só os recém-chegados têm quando se deparam com uma nova realidade.

Assim, “Na Palma dos Olhos” promete revelar aos moradores de Palmas detalhes do seu cotidiano que eles sequer conseguem enxergar. É um olhar sobre o clima, a cultura, o trânsito, a religiosidade e muitos outros aspectos que formam a identidade cultural dos palmenses e tocantinenses. O espetáculo, lógico, estreia na cidade de Palmas.

Para viabilizar a concepção artística do espetáculo, o ideal seria ir além da dança, unindo também aspectos da linguagem teatral à montagem. É o que está sendo feito, até pela formação do grupo Tresmaria, que reúne dançarinos e atores em seu elenco.

Prêmio
A originalidade de “Na Palma dos Olhos” rendeu ao grupo de dança o mais alto patrocínio já concedido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) a um projeto cultural tocantinense. Inscrito no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, o espetáculo ganhou o prêmio máximo, no valor de R$ 50 mil, destinados a sua montagem.

Ficha técnica
“Na Palma dos Olhos” tem direção de João Vicente, bailarino, coreógrafo e professor, que por cinco anos integrou o grupo Corpo, uma das companhias de dança mais respeitadas do mundo; coordenação-geral de Carolina Galgane e Gestão Cultural de Eliene Rodrigues. O elenco é formado por João Vicente, Carolina Galgane (bailarina, coreógrafa e professora), Eliene Rodrigues (atriz, gestora cultural e professora) e Brenno Jadvas (ator, diretor cultural e professor).

A direção de arte e cenografia é de Marco Túlio Valadares; figurino de Norma Brugger; trilha sonora de João Vicente e Cláudio Dias; produção audiovisual de Caio Brettas; iluminação de Lúcio de Miranda e assessoria de imprensa de Rose Dayanne, Anderson Tissa, Hellen de Souza.


Para saber mais:


Perfil no Orkut


Blog da companhia de dança
www.tresmariarte.blogspot.com

E-mail
napalmadosohos@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Douglas Vieira
 

Olá Flávio, gostei da sua resenha sobre o espetáculo. Só fiquei curioso pra ver fotos, ou quem sabe vídeos, será que depois vc não conseguiria colocar aqui no Overmundo pra gente conferir? Assim, mesmo quem não estiver em Palmas poderá conhecer melhor o espetáculo...

Abs, e sucesso!

Douglas Vieira · Rio de Janeiro, RJ 10/2/2010 13:36
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados