Cruzeiros, fotografias de Márcio RM

de 23/8 a 22/9 · Aracaju, SE
Foto: Márcio RM, Arte: Thales Brandão
1
Marcelo Rangel · Aracaju, SE
24/8/2006 · 26 · 0
 

O fotógrafo carioca Márcio RM apresenta 25 fotografias no formato 30x45 cm, feitas na cidade de Cataguases , na zona da mata mineira, localizada no sudeste do estado de Minas Gerais, na bacia do Rio Paraíba do Sul.

Cataguases, nome de um pequeno rio, é palavra de origem indígena, cuja forma original seria catu-auá. Sua tradução mais aceita é “terra de gente boa”. A cidade mineira batizada com o nome tornou-se um centro industrial da Zona da Mata das Minas Gerais, mas ainda mantém uma forte tradição cultural e artística.

A industrialização da região tirou o homem do campo e esta desocupação foi acabando com as tradições locais. Uma delas, o culto à Santa Cruz ou aos Cruzeiros, era muito comum até os anos sessenta. Nas vilas e terrenos existiam cruzeiros onde, semanalmente ou mensalmente, rezava-se um terço. Eles foram abandonados e alguns literalmente caíram. Atualmente, o Centro das Tradições Mineiras está restaurando igrejas com seus cruzeiros e os reinaugurando. A iniciativa trouxe de volta manifestações tradicionais como o bate-pau, as charolas e o congado nos dias de festa, que começam com cavalgada saindo de Cataguases. O fotógrafo acompanhou estas manifestações e captou
imagens de singular beleza, apresentadas em “Cruzeiros”, que já foi montada na cidade de Aparecida, em São Paulo, onde recebeu mais de 400 alunos de escolas públicas ao longo de 5 dias, e no Casarão dos Prazeres, no Rio de Janeiro. O ensaio fotográfico faz parte de Recorte Popular, um mapeamento de festas populares que Marcio está realizando pelo Brasil.

Marcio RM é fotógrafo profissional desde 1982, com ensaios veiculados em importantes publicações como as revistas Irisfoto, Caros Amigos, Veredas, Imprensa e Rio, Samba e Carnaval. Trabalhou nas revistas Isto É e Veja e os jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, além de empresas como a Petrobras. Há alguns anos dedica-se à elaboração e execução de projetos documentais. Participou demais de 50 exposições, entre individuais e coletivas pelo Brasil e no exterior (Portugal, EUA e Japão). Individualmente, realizou exposições no Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Paraty, Teresópolis/RJ. Belém/PA, Aparecida/SP, Porto Alegre/RS, São Luís/MA, Brasília/DF e Salvador/BA. Também é conhecido por suas imagens da Banda de Ipanema e do Cordão do Bola Preta , blocos carnavalescos do Rio de Janeiro.

Oficina - Além da exposição, o fotógrafo realiza uma oficina de fotografia nos dias 25 e 26 de agosto, sobre o desenvolvimento do pensar fotográfico e o uso de equipamento fotográfico, filmes e luz na produção de uma fotografia, e como criar uma boa fotografia em diferentes locais e situações.

onde fica
Espaço Cultural Yázigi - Rua Vereador João Calazans, 494
quando ir
23/8/2006 a 22/9/2006
quanto custa
Acesso gratuito
contato
mrmbr@yahoo.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados