O fotógrafo carioca Márcio RM apresenta 25 fotografias no formato 30x45 cm, feitas na cidade de Cataguases , na zona da mata mineira, localizada no sudeste do estado de Minas Gerais, na bacia do Rio ParaÃba do Sul.
Cataguases, nome de um pequeno rio, é palavra de origem indÃgena, cuja forma original seria catu-auá. Sua tradução mais aceita é “terra de gente boaâ€. A cidade mineira batizada com o nome tornou-se um centro industrial da Zona da Mata das Minas Gerais, mas ainda mantém uma forte tradição cultural e artÃstica.
A industrialização da região tirou o homem do campo e esta desocupação foi acabando com as tradições locais. Uma delas, o culto à Santa Cruz ou aos Cruzeiros, era muito comum até os anos sessenta. Nas vilas e terrenos existiam cruzeiros onde, semanalmente ou mensalmente, rezava-se um terço. Eles foram abandonados e alguns literalmente caÃram. Atualmente, o Centro das Tradições Mineiras está restaurando igrejas com seus cruzeiros e os reinaugurando. A iniciativa trouxe de volta manifestações tradicionais como o bate-pau, as charolas e o congado nos dias de festa, que começam com cavalgada saindo de Cataguases. O fotógrafo acompanhou estas manifestações e captou
imagens de singular beleza, apresentadas em “Cruzeirosâ€, que já foi montada na cidade de Aparecida, em São Paulo, onde recebeu mais de 400 alunos de escolas públicas ao longo de 5 dias, e no Casarão dos Prazeres, no Rio de Janeiro. O ensaio fotográfico faz parte de Recorte Popular, um mapeamento de festas populares que Marcio está realizando pelo Brasil.
Marcio RM é fotógrafo profissional desde 1982, com ensaios veiculados em importantes publicações como as revistas Irisfoto, Caros Amigos, Veredas, Imprensa e Rio, Samba e Carnaval. Trabalhou nas revistas Isto É e Veja e os jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, além de empresas como a Petrobras. Há alguns anos dedica-se à elaboração e execução de projetos documentais. Participou demais de 50 exposições, entre individuais e coletivas pelo Brasil e no exterior (Portugal, EUA e Japão). Individualmente, realizou exposições no Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Paraty, Teresópolis/RJ. Belém/PA, Aparecida/SP, Porto Alegre/RS, São LuÃs/MA, BrasÃlia/DF e Salvador/BA. Também é conhecido por suas imagens da Banda de Ipanema e do Cordão do Bola Preta , blocos carnavalescos do Rio de Janeiro.
Oficina - Além da exposição, o fotógrafo realiza uma oficina de fotografia nos dias 25 e 26 de agosto, sobre o desenvolvimento do pensar fotográfico e o uso de equipamento fotográfico, filmes e luz na produção de uma fotografia, e como criar uma boa fotografia em diferentes locais e situações.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!