Dando continuidade à programação do projeto Unimúsica 25 anos – festa e folguedo -, a edição do mês de setembro é dedicada à ciranda e ao maracatu da Zona da Mata Norte de Pernambuco. A programação traz, no dia 24, a exibição do documentário Fuloresta do Samba, às 16h30min, o espetáculo com Siba e a Fuloresta, às 17h, e, no dia 25, a oficina Poesia e Música da Mata Norte Pernambucana, às 14h.
O filme dirigido por Marcelo Pinheiro mostra a trajetória do poeta, compositor e instrumentista pernambucano Siba Veloso, que abandonou uma carreira já consolidada em São Paulo para ir morar na pequena Nazaré da Mata, onde formou uma nova banda com músicos tradicionais da região, que passaram a experimentar a sensação de serem artistas pop, lotando shows e excursionando pela Europa.
A relação Ãntima com os folguedos da região pernambucana e seus mestres é a matéria-prima do novo trabalho de Siba. Desta relação com os músicos tradicionais de ciranda, coco e maracatu de baque solto, surgiu A Fuloresta.
O maracatu de baque solto, também chamado maracatu rural, teve origem nas zonas canavieiras, no século XIX, provavelmente nas brincadeiras em que homens se vestiam de mulher. A ciranda é uma dança de roda de origem portuguesa e tem em dona Lia de Itamaracá sua representante mais conhecida. Já o coco tem influência de danças indÃgenas e batuques africanos.
Aliando a tradição a uma criatividade inovadora, Siba e a Fuloresta trazem rimas de improviso, sopros e percussões para uma apresentação que tem como principal objetivo fazer o público dançar.
Na oficina promovida pelo Unimúsica, Siba usa sua experiência como cirandeiro, mestre de maracatu e rabequeiro para falar do processo de produção artÃstica fundamentado nos estilos de poesia oral rimada cultivados na Zona da Mata Norte Pernambucana. Juntamente com o grupo A Fuloresta, o músico abordará ainda as regras de métrica, rima e forma, o papel da poesia nos folguedos populares de rua, o desenvolvimento e as modificações dos estilos de cantar maracatu e ciranda nos últimos trinta anos, o contraste entre tradição e modernidade, entre outros pontos que dizem respeito não só a uma área da cultura pernambucana, mas a toda cultura brasileira.
Retirada de senhas para ingresso a partir do dia 18 de setembro, das 9h às 18h, no Museu da Ufrgs ou no site www.museu.ufrgs.br/agendamento.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!