CATUCA-HIT com Tamborileiros de Semba

Instale o Flash Player para ver o player.
1
Carla Fabianny · Salvador, BA
17/10/2006 · 13 · 1
 

PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍTICA/CULTURAL
Produção Bibliográfica

Textos em Jornais de noticias
Sales, Carla Fabianny Ramos. Com-Fusão: Catuca-hit. Jornal da Imprensa, Goiânia, p. 19-19 12 ago.2001. Referências adicionais: Brasil/Português; meio de Divulgação: 12/08/2001.

MUSICA
TAMBORES RECICLÁVEIS DE SEMBA

Catuca-hit é um movimento percutronico (percusão com musica eletrônica), que por meio da utilização de diversos objetos sucateados e confeccionados, pretende evoluir numa perspectiva de recriação dos sons semelhantes àqueles produzidos por instrumentos de percussão, visando à fusão de ritmos e canções do imaginário popular.
Trata-se, com efeito, de uma pesquisa, cujo objetivo principal consiste em recriar e reinventar signos urbanos de fontes diversas e variadas, a saber: o uso de materiais de segurança, de sinalizações de estradas e rodovias, entre outros.

A reciclagem artístico-criativa-industriada desses materiais, permitiu, naturalmente, a evolução de uma idéia, num primeiro tempo, artesanal à uma pesquisa mais elaborada e exigente, feita por Carla Fabianny, que pretende estabelecer paralelos entre esses signos visuais e uma investigação musical ancorada na contemporaneidade dos sons eletrônicos. Em termos técnicos e formais, e através de movimentos específicos, operando pela associação de nomenclaturas, a exemplos de movimentos de parada, de desvio, marcha de entrada e condutas de segurança, a pesquisa coaduna esses elementos numa espécie de bricolagem tendo como suporte os ritmos tradicionais e variados, oriundos das mais longínquas regiões do Brasil, como Abaianado, Folia de Reis, A Chula do Recôncavo Baiano, O Côco do Ceará, Vitalino e seus Zabumba ( Caruaru) etc.
Para além do seu aspecto inovador e da originalidade da sua proposta, o movimento Catuca-Hit , pode remeter à questões que dizem respeito à relação entre arte e identidade nacional, manifestações artísticas e construção da identidade (étnica, social, nacional) ou ainda às discussões sobre cultura popular e resistência, folclore e tradição, evolução e preservação cultural.
Por fim, Catuca-Hit, interroga os modos, cotidianos e extra-contidianos, como grupos ou indivíduos se comportam, pensam, representam-se e expressam-se, no caso, através da música, seus ritmos, sons e movimentos; discute a vida em curso, transformada em matéria de fruição estética e reflexiva da arte.

A CONCEPÇÃO DOS FIGURINOS

Reflexo das mais conturbadas situações do caos urbano contemporâneo aliado a pesquisa de ritmos e gestualidade do folclore baiano a artista Carla Fabianny mergulha nesse imaginário de cabeça numa tentativa de resgatar tradições da nossa cultura popular fazendo recortes e colagens na sua pesquisa musical intitulada CATUCA HIT. Apropria-se de ícones representativos do caos urbano de onde extrai subsídios matéricos para composição do seu instrumental percursivo, partindo do princípio do não fracionamento do pensamento artístico reúne profissionais das diversas áreas : Fotografia, Figurino, Make up , Hair , etc .com o intuito de tornar a sua Catuca pluridisciplinar.
A concepção dos figurinos remete-nos a urbanidade material expressas em telas de proteção, sinalizadores de trânsito, apitos e cores fluorescentes enquanto que a solução formal tem sustentação teórica nas investigações da cultura popular baiana objeto de pesquisa tanto da CATUCA o que fez dessa proposta uma relação de extrema sintonia. O figurino tira partido da iconografia urbana do trânsito aliado a transparências, praticidade e leveza que conferem a peça possibilidades infinitas de movimentos.

compartilhe



Embutir



informações

Autoria


Downloads
237 downloads

comentários feed

+ comentar
arlindo fernandez
 

Sugestão
Não ouvi a música. Acho que vc deveria postar no blog ou Mais. Em outro banco vc terá mais oportunidade de edição,inclusive. As fotos anexadas no world vira chumbo e demora muito pra abrir os arquivos.E com certeza terá mais votos tb.
saudações pantaneiras

arlindo fernandez · Campo Grande, MS 18/10/2006 19:37
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter