DEBATES DE IDÉIAS

1
neto 4411 · Americana, SP
15/10/2007 · 32 · 0
 




Parece brincadeira, o Alvará de demolição da Igreja do Senhor Bom Jesus foi novamente expedido, e as obras logo se iniciaram. Como por encanto, depois de tantos argumentos, laudos técnicos de profissionais de entidades idôneas darem parecer favorável ao tombamento do imóvel, a demolição começa firme.
Mas para surpresa de todos, as obras foram paralisadas contrariando a autorização da prefeitura. Ainda bem que foram rápidos porque a demolição da Igreja seria também rápida e ai já seria tarde demais. O importante é que agora a sociedade tem a chance de discutir melhor o assunto, ate a Câmara dos vereadores s se prontificou se evolver na discussão o que já deveria ter feito no início da polemica, abrindo dessa forma um precedente, que com certeza vai salvar outros imóveis históricos (que já não são muitos) na cidade que correm o risco de serem demolidos na calada da noite.
A paralisação da demolição da Igreja significa que a sociedade esta vigilante, e que o importante é esgotar o assunto e ouvir toda a sociedade. Existe polêmica sim, pode apostar. Como podemos aceitar um alvará de Demolição sem que tivesse sido feito um trabalho de argumentação, levantamentos de dados, laudos de entidades idôneas? NUNCA.
Foi preciso criar uma tremenda polêmica, e se engana quem acha que não serviu para nada. Serviu, e hoje pelo menos ganhamos tempo para que todos da cidade possam participar e resolver o destino da Igreja de uma forma mais democrática, deixando de lado atitudes autoritárias. O trabalho de conscientização das pessoas é difícil porque não temos bons exemplos nesse país que nos levem a adotar posturas mais firmes. Quando nossa cidadania esta em jogo, exercê-la não é fácil principalmente numa sociedade que nos oferece pouco e exige muito de nós, (impostos altos e pouco retorno).
O importante é atuar como cidadãos e exigir democraticamente, sem violência os nossos direitos. Essa situação que vivemos parece o século XVIII na França onde o povo vivia miserável, pagava impostos altíssimos, sustentava uma nobreza corrupta e sem escrúpulo algum. A nossa bastilha é o nosso dia a dia, sofrido, a violência policial, uma sociedade exigente que não nos do retorno e nos explora, e o nosso presidente que faz vistas grossas, claro vive no palácio com todas as mordomias Tem uma passagem muito interessante, na revolução francesa, , quando Maria |Antonieta a perguntou a um de seus súditos tantos problemas, ele respondeu é a fome majestade, ela rapidamente respondeu brioches, é bem capaz de nosso presidente dizer o mesmo dá bolsa falmilia

compartilhe



informações

Autoria
Joaquim Angelo Nascimento Neto
Downloads
354 downloads

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
doc, 22 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados