Dicas de um ensaio de nudez feminino.

Renan Mafra
1
Fabiana Campos · Rio de Janeiro, RJ
10/7/2015 · 0 · 0
 

Fotografar é tornar eternos momentos especiais de nossas vidas. E se, para se conseguir fotos extraordinárias, os profissionais precisam normalmente ter uma longa experiência, um bom equipamento e muita persistência, para fazer boas fotos não é necessário mais do que bom senso, alguma informação e um equipamento apropriado. Neste artigo, ensino alguns truques sobre fotografia de nudez feminina.

Todo fotógrafo é um ladrão que captura cenas do dia-a-dia e as leva consigo estampadas no monitor. E como fora de estúdios com recursos especiais — não existem duas cenas exatamente iguais, cada foto é única. Que o digam os grandes mestres das lentes como o francês Henry Cartier-Bresson, o fotojornalista Robert Cappa (que clicou noticias que viraram historia) e os especialistas em flagrantes, esportes, moda e, é claro, curvas femininas.

E claro que, para se chegar ao nível profissional, é preciso muito preparo, suor e tempo. Mas para qualquer fotografia, da festa de aniversario da sobrinha de seis anos a um ensaio com a nudez de uma linda mulher é preciso ter, antes de mais nada, um mínimo de técnica, uma câmera apropriada — não obrigatoriamente cara ou sofisticada e, principalmente, sensibilidade.

Antes de começar a fotografar, é bom entender como funciona a sua máquina, o amplo domínio de sua câmera é fundamental para você saber ajustá-la nas condições ideais do ambiente, conforme a luz, a cena e o efeito que se deseja alcançar, então ao comprar uma câmera leia o seu manual e o guarde para consultas futuras, que serão muitas para o seu aprendizado com o equipamento.


O ensaio de nudez.

Para fotografar uma mulher nua é aconselhável conversar bastante com ela antes, para criar uma certa intimidade. Caso contrário, o resultado é quase sempre constrangedor. A dica é do fotógrafo em ensaios sensuais com mulheres, Renan Mafra, especialista em fotos furtivas, trabalhos em estúdio, tanto para moda como para publicidade, e em ensaios de nu feminino para
revistas e sites.

Ele sugere que, antes de começar o trabalho, o fotógrafo observe o corpo da modelo e descubra o que ela tem de mais bonito — seios, pernas, bumbum, rosto e que deverá ser mais explorado. Durante as fotos, deverão estar presentes apenas pessoas já conhecidas pela modelo para não criar constrangimento. Também ajuda o fotógrafo faze-la se sentir sexy. Por isso, Renan aconselha que não se economize elogios, essa dica em particular vale desde fotos com mulheres que nunca tiraram a roupa até para as mais experimentadas como Acompanhantes e Garotas de Programa de classificados de sites e books sensuais, pois as mulheres em geral tem uma sensibilidade mais apurada que os homens e você deve massagear o ego delas, pois esse tipo de foto é um trabalho muito delicado e é crucial que a fotografada se sinta à vontade e com o moral lá em cima, por isso, não poupe elogios.

Para iluminar a modelo, nada melhor do que a luz do sol, entrando por uma janela. É preciso, porém, ter cuidado com as sombras. Um rebatedor (que pode ser um simples pedaço de isopor ou cartolina branca, colocado a frente da modelo, refletindo luz em seu corpo é uma solução simples para este problema. Se ela quiser usar maquiagem, que use o mínimo possível. Se for tirar as fotos na praia ou na beira de uma piscina, a maquiagem do rosto deve ser suave e recoberta por óleo, o mesmo que for passado no corpo, para não dar diferença no tom da pele.

Um recurso muito usado para descontrair modelo é o fotógrafo fingir que está tirando as primeiras fotos para só depois de um tempo começar a clicar de verdade. Renan, é especialista em fotos de nudez em praia, ele atua muito em diversas praias do Rio de Janeiro, ele aconselha para que um ensaio em uma praia dê certo é fundamental que a modelo tenha uma certa desinibição pois sempre vai aparecer curiosos e no caso de fotos de nudez, procurar praias desertas ou próprias para a prática de naturismo. No Rio de Janeiro ele aconselha a praia do Abricó, e em Búzios a praia Olho de Boi.

Sobre a obra

Todo fotógrafo é um ladrão que captura cenas do dia-a-dia e as leva consigo estampadas no monitor. E como fora de estúdios com recursos especiais — não existem duas cenas exatamente iguais, cada foto é única. Que o digam os grandes mestres das lentes como o francês Henry Cartier-Bresson, o fotojornalista Robert Cappa (que clicou noticias que viraram historia) e os especialistas em flagrantes, esportes, moda e, é claro, curvas femininas.

compartilhe



informações

Autoria
Renan Mafra
Ficha técnica
Fotografia de nudez
Downloads
113 downloads

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados