FANTASMAS VIRTUOSOS

foto: www.stock.xchng.com
1
Eliana Pontes · Florianópolis, SC
8/9/2010 · 1 · 1
 

Imagine você ir numa festa com uma pessoa e lá todas cumprimentarem quem está com você, sem notarem a sua presença. Como você reagiria? Pensaria: “O que está acontecendo? - Será que fiquei invisível?” Se sentiria um intruso, inconveniente, rejeitado, frustrado. Mas com certeza se perguntaria “Por que a pessoa que está comigo não me apresenta?” Você conseguiria ficar nesta festa até o fim? E se eu lhe disser que isto acontece diariamente, a maioria das vezes, de forma consciente, por conta da vaidade, orgulho, egoísmo e, como diria a minha avó: “por falta de educação, respeito e humildade”.

Por tudo isso devemos valorizar os criadores musicais, despertar as consciências e alertar sobre a injustiça que cometem ao publicarem vídeos na internet sem citar seus autores nas legendas, tornando “invisível” quem tem importante papel no sucesso da carreira artística e também merece reconhecimento e carinho dos fãs, mas está atrás das cortinas do palco virtual por não ter seu nome na ficha técnica dos “youtubes da vida”.

Assim como os autores são citados nos livros, nos filmes, nas peças de teatro e, seguindo o exemplo de respeito já praticado há muito tempo, pelos ilustres eruditos que executam Beethoven, Chopin, Bach, Vivaldi, entre muitos outros, devemos continuar com o exercício de divulgação dos criadores musicais neste “vasto e ilimitado mundo virtual” levando em consideração os recursos tecnológicos para atingir nobres objetivos com mais rapidez e precisão.

Centenas de projetos de lei foram levantados no Congresso Brasileiro e aprovados em vários aspectos (sem contar a obrigação daqueles que tem contrato firmado com este objetivo, é claro) para que publiquem os autores das melodias e letras veiculadas em todos os meios de comunicação, assim como é lei dar crédito às matérias ou fotos expostas ao público quando não são de autoria própria.

Mas também é direito do autor da música querer ficar anônimo, desde que esta vontade seja expressa, mas se não estiver sozinho nesta criação ou não fizer parte da genética autoral torna-se dígno e moral registrar o(s) autor(ers) de sua(s) música(s) preferida(s) ao público.

Sobre a obra

Um apelo para incentivar postagens de vídeos musicais na internet contendo em suas legendas de identificação o nome dos autores da melodia e letra.do material publicado. Uma prática de valorização aos criadores que precisam ser apresentados ao seu público juntamente com os intérpretes ou líderes de um projeto musical.

compartilhe



informações

Autoria
Eliana Pontes e Vitelli
Ficha técnica
Pesquisa de Projeto de Lei sobre divulgação dos autores de músicas em todos os meios de comunicação no Google e no site do minC.
Downloads
294 downloads

comentários feed

+ comentar
azuirfilho
 

Eliana Pontes · Florianópolis, SC

FANTASMAS VIRTUOSOS


Parabéns por este Texto pelo poder marcante que ele tem de EDUCAÇÃO.
Uma Grande Lição pra gente que em tudo que for da vida, temos de avaliar a abrangência sobre os construtores, autores e até atores do que se esta sendo apresentado de vida diante de nós.
Isso em todos os Níveis.
O Texto chama a atenção da gente, pra avaliarmos a imensidão de tudo, e darmos o devido valor a cada um que atuou para tal obra ou benefício para os outros.
A gente reconhecendo o mérito dos outros sempre sobra algum reconhecimento pra gente.

Lembra o Jesus pedindo ao Pai para perdoar as pessoas, porque não sabem o que estão fazendo.
O seu texto desperta a gente para a consciência de SABER das coisas.
Sabendo a gente constrói a ação e os sentimentos.
Abração Amigo para todos.

azuirfilho · Campinas, SP 8/12/2011 15:03
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 3 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados