FANTASMAS VIRTUOSOS

foto: www.stock.xchng.com
1
Eliana Pontes · Florianópolis, SC
8/9/2010 · 1 · 1
 

Imagine você ir numa festa com uma pessoa e lá todas cumprimentarem quem está com você, sem notarem a sua presença. Como você reagiria? Pensaria: “O que está acontecendo? - Será que fiquei invisível?†Se sentiria um intruso, inconveniente, rejeitado, frustrado. Mas com certeza se perguntaria “Por que a pessoa que está comigo não me apresenta?†Você conseguiria ficar nesta festa até o fim? E se eu lhe disser que isto acontece diariamente, a maioria das vezes, de forma consciente, por conta da vaidade, orgulho, egoísmo e, como diria a minha avó: “por falta de educação, respeito e humildadeâ€.

Por tudo isso devemos valorizar os criadores musicais, despertar as consciências e alertar sobre a injustiça que cometem ao publicarem vídeos na internet sem citar seus autores nas legendas, tornando “invisível†quem tem importante papel no sucesso da carreira artística e também merece reconhecimento e carinho dos fãs, mas está atrás das cortinas do palco virtual por não ter seu nome na ficha técnica dos “youtubes da vidaâ€.

Assim como os autores são citados nos livros, nos filmes, nas peças de teatro e, seguindo o exemplo de respeito já praticado há muito tempo, pelos ilustres eruditos que executam Beethoven, Chopin, Bach, Vivaldi, entre muitos outros, devemos continuar com o exercício de divulgação dos criadores musicais neste “vasto e ilimitado mundo virtual†levando em consideração os recursos tecnológicos para atingir nobres objetivos com mais rapidez e precisão.

Centenas de projetos de lei foram levantados no Congresso Brasileiro e aprovados em vários aspectos (sem contar a obrigação daqueles que tem contrato firmado com este objetivo, é claro) para que publiquem os autores das melodias e letras veiculadas em todos os meios de comunicação, assim como é lei dar crédito às matérias ou fotos expostas ao público quando não são de autoria própria.

Mas também é direito do autor da música querer ficar anônimo, desde que esta vontade seja expressa, mas se não estiver sozinho nesta criação ou não fizer parte da genética autoral torna-se dígno e moral registrar o(s) autor(ers) de sua(s) música(s) preferida(s) ao público.

Sobre a obra

Um apelo para incentivar postagens de vídeos musicais na internet contendo em suas legendas de identificação o nome dos autores da melodia e letra.do material publicado. Uma prática de valorização aos criadores que precisam ser apresentados ao seu público juntamente com os intérpretes ou líderes de um projeto musical.

compartilhe



informações

Autoria
Eliana Pontes e Vitelli
Ficha técnica
Pesquisa de Projeto de Lei sobre divulgação dos autores de músicas em todos os meios de comunicação no Google e no site do minC.
Downloads
1249 downloads

comentários feed

+ comentar
azuirfilho
 

Eliana Pontes · Florianópolis, SC

FANTASMAS VIRTUOSOS


Parabéns por este Texto pelo poder marcante que ele tem de EDUCAÇÃO.
Uma Grande Lição pra gente que em tudo que for da vida, temos de avaliar a abrangência sobre os construtores, autores e até atores do que se esta sendo apresentado de vida diante de nós.
Isso em todos os Níveis.
O Texto chama a atenção da gente, pra avaliarmos a imensidão de tudo, e darmos o devido valor a cada um que atuou para tal obra ou benefício para os outros.
A gente reconhecendo o mérito dos outros sempre sobra algum reconhecimento pra gente.

Lembra o Jesus pedindo ao Pai para perdoar as pessoas, porque não sabem o que estão fazendo.
O seu texto desperta a gente para a consciência de SABER das coisas.
Sabendo a gente constrói a ação e os sentimentos.
Abração Amigo para todos.

azuirfilho · Campinas, SP 8/12/2011 15:03
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 3 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados