O uso do lúdico como suporte da comunicação interna

1
Leila Juliana · Belo Horizonte, MG
5/12/2008 · 49 · 0
 

Amostra do texto

INTERSEÇÃO ENTRE A COMUNICAÇÃO, A ARTE E O LÚDICO

O homem em seu processo evolutivo, já há muito tempo, utilizava os gestos, a expressão corporal e o espetáculo como forma de entretenimento, lazer e comunicação. Os povos antigos, para manterem suas tradições, exploravam a dança, a festa, cantos e rituais para passarem adiante sua cultura, pois não havia ainda meios para registrar esses conhecimentos. Esta forma primitiva de expressão difundiu-se e foi amplamente explorada por todas as aglomerações de indivíduos, cada qual com suas particularidades. Qualquer lugar poderia ser palco de apresentações, desde os luxuosos castelos, onde a elite se deleitava com as apresentações clássicas, bem como as ruas, usadas por artistas populares que não conseguiam reconhecimento, e espaços mais propícios para seus atos e, porque não dizer, as entranhas das florestas, notadamente, o lugar onde as manifestações tiveram o uso do lúdico como forma de comunicação mais expressiva por parte dos indígenas.

A comunicação, a partir da Revolução Industrial, tornou-se massiva e o cruzamento dos campos da comunicação e da arte ficaram mais evidentes, o que não traduz que antes da Revolução Industrial isto não acontecia. O que havia até então não era alvo de olhares mais específicos de estudiosos e as correntes de pensamentos dos autores consagrados não vislumbravam efetivamente ali formas comunicacionais que merecessem estudos mais aprofundados. No entanto, o imbricamento entre comunicação e arte ganhou evidência com a publicidade, que passou a criticar poesias e ilustrações nos anúncios. Por outro lado, artistas passaram a utilizar os meios de comunicação e vice e versa. As novas tecnologias surgiram e com elas os artistas tiveram possibilidades de criar experiências artísticas. Museus e galerias abriram espaços legitimizados para “a fotografia, as imagens digitalizadas, os vídeos, os filmes e principalmente as várias formas de instalação e arte ambiental midiática” (SANTAELLA, 2005, p.14).

A arte e a comunicação estão o tempo todo se convergindo. Quando a publicidade se apropria de obras de obras de arte para fazer seus anúncios, faz com que o público possa ter um conhecimento cada vez maior das artes. Para a autora, “a arte facilita a comunicação quando o cinema mostra imagem, diálogo, ruídos, sons, combinado habilidade de roteirista, fotógrafos, figurinistas, designer e cenógrafos com arte dos atores, muitos deles treinados no teatro.” (SANTAELLA, 2005, p.12)

A comunicação se apropria da arte para dar maior visibilidade a seus conteúdos. Há muito tempo, o ser humano percebeu que as mensagens de caráter lúdico têm maior abrangência, penetrando em diferentes níveis sócio-culturais, identificando desta forma, possibilidades eficientes de se fazer comunicação.

A proposta de conteúdo e descontração podem coexistir, pois em se tratando de ludicidade, o simples é mais eficaz que o complexo. Pode-se trabalhar conteúdos programáticos de um treinamento/curso/palestra/aula com bom humor sem que isso comprometa a seriedade e a qualidade do tema. A parceria entre o conhecimento e a arte possibilita a exploração de dinâmicas variadas e com conteúdos exclusivos às necessidades da organização.

Trabalhar uma linguagem mais dinâmica, mais palpável, parodiar o cotidiano e fazer caricaturas de nós mesmos são aspectos fundamentais para o sucesso das ações, é o que defende Luciana Santo, diretora da Companhia Mineira de Comédia Empresarial. Para a diretora,
trabalhar com o lúdico envolve todos os sentidos humanos, ver e ouvir é apenas parte deles. O homem como ser multisensorial que é, não aprende apenas ouvindo ou vendo, mas sim tocando, sentindo o cheiro, o gosto do saber. Ele aprende falando, cantando. Aprende, sobretudo, se emocionando! Sonhando! Brincando! Sorrindo!

Rir amplia a nossa capacidade de aprendizado. Transmitir conhecimento e informação através da linguagem teatral, com qualidade e praticidade, de modo cômico, claro, objetivo e simples, facilita o aprendizado e a fixação de conteúdos propostos pelas organizações.

A interação proporcionada pela ludicidade é percebida de forma variada e desigual. À bagagem do conhecimento que um indivíduo carrega consigo, é acrescentada mais informação, e essa percepção acontece em maior ou menor profundidade devido à capacidade interpretativa dos sujeitos envolvidos. A ludicidade é, portanto, situação de consequencialidade, visto que o indivíduo estabelece conexões com experiências de outra natureza, criticando-as, mudando-as, reformulando-as, divertindo-se, completando-se, co-produzindo sentidos e reforçando valores, ao mesmo tempo em que se ausenta da rotina à procura de entretenimento.

Não podemos, no entanto, ser reducionistas e afirmar que esse momento de “ausência da rotina” distancia o indivíduo de seu meio, visto que, através da ludicidade, é possível propor conteúdos específicos e pertinentes ao meio de convívio (empresarial ) dos indivíduos direcionados a públicos também específicos, os quais obtém informações de forma interativa e desinteressada. O que se percebe é que a exploração do lúdico como suporte da comunicação se apresenta como mais uma estratégia que os gestores da comunicação podem utilizar, devido à penetrabilidade em diferentes camadas sociais, aceitação e envolvimento por parte dos públicos abarcados.

Sobre a obra

Este Projeto Experimental tem como objetivo desenvolver um planejamento de Comunicação Interna para a Importadora Yangzi Brasil, observando a dinâmica das relações cotidianas desta organização e, de acordo com as informações obtidas, desenvolver um projeto de comunicação baseado no lúdico como estímulo para a interação de seu público interno.

compartilhe



informaes

Autoria
Denise Aparecida de Bastos Galliac
José Ademir Mendes de Almeida
Leila Juliana Silva dos Santos
Patrícia Soares da Silva
Downloads
1267 downloads

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
doc, 990 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados