OVERMUNDO, CREATIVE COMMONS E O DIREITO AUTORAL

CStur
1
CStur · Rio de Janeiro, RJ
17/6/2007 · 22 · 0
 

Qual é a justificativa plausível para que a Creative Commons tenha o poder totalitário e de forma perpétua, sobre uma obra intelectual e assim tenha o direito de autorizar a qualquer um realizar cópias, obras derivadas e livremente? Qual é a explicação plausível para que os administradores, ou fundadores do sítio tenham o domínio perpétuo e total (totalitarismo) sobre as obras disponibilizadas? Até agora tenho visto alguns porta-vozes da existência do caminho intermediado pelo Open Business, da existência das empresas de negócios abertos, como o da Creative que faz a intermediação dos caminhos para a entrada no céu do direito autoral, aqui no overmundo. O Ronaldo Lemos por exemplo recebeu o reconhecimento da Creative, pelo seu livro de descrições das maravilhas dos caminhos, para alcançar o futuro céu do direito autoral e digital, que open business pode proporcionar. Porem os fatores, os resultados concretos que possam justificar a existência da Creative, como intermediaria do direito autoral, não são apresentados. Aqui no overmundo, por exemplo, algum porta-voz do open business, ou do próprio sítio (Site overmundo) poderá aproveitar a oportunidade e apresentá-los, porque devem existir muitos resultados concretos e positivos proporcionados! Argumentar simplesmente que as publicações são voluntárias, como justificativa para a intermediação do direito autoral pela Creative e a obrigatoriedade que o autor intelectual concorde que a partir da publicação, somente os administradores possuam os instrumentos que proporcionam autonomia sobre uma obra intelectual disponibilizada. É querer validar totalitarismo, o domínio e o desrespeito do direito intelectual e autoral, ou qualquer outro fim, através de um termo de uso; é querer validar um sítio da rede de computadores que não tem uma finalidade social maior. Caso o overmundo tenha vontade de melhorar, respeitar o direito autoral e intelectual e a autonomia do autor da obra, basta que sejam disponibilizados e de forma permanente para o autor, os mesmos instrumentos existentes no período de edição; e abrir a possibilidade para que o autor intelectual da obra possa emitir a licença de intermediação do direito autoral. Desta maneira o Overmundo destituiria o totalitarismo da Creative Commons e o dos fundadores do sítio e o direito autoral e intelectual começaria a existir. Abrindo assim também com os mesmos instrumentos disponíveis no período de edição, uma possibilidade real de integração e compartilhamento das obras entre os usuários. É muito pouco abrangente o caminho que o Overmundo insiste em sustentar e os argumentos apresentados pelos representantes deste sítio, servem tanto como justificativas quanto os que justificariam o ato de alguém se mover em círculos, tentando agarrar a si mesmo.

compartilhe



informações

Autoria
CStur
Ficha técnica
Licença para o texto
Comunico a comunidade Overmundense e aos navegantes da rede de computadores, que o texto ? OVERMUNDO, CREATIVE COMMONS E O DIREITO AUTORAL? de autoria do CStur. È um produto intelectual e privado. Está disponibilizado desde o dia 15/06/07 para ser copiado, lido. Porem não será passível de qualquer tipo de comercialização. A licença Creative não invalida esta!
Downloads
229 downloads

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
doc, 26 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados