PRODUÇÃO ARQUITETÔNICA: ALGUNS COMENTÁRIOS
A cidade de Americana pode se dar ao luxo de dizer que produziu uma arquitetura de bom gosto, esmerada e, algumas vezes, requintada. Exemplo disso é muita das residências encontradas no Bairro Girassol. Por isso há uma luta constante para que esses exemplares não sejam destruídos, principalmente, em nome do progresso.
As críticas nessa área são sempre bem vindas, mas é necessário aguçar o olhar, analisar todos os pormenores, definir padrões, estilos. É certo que não é tudo que deve ser preservado. Entretanto, depois de definido todo um processo, as novas construções, ao redor desses exemplares, devem atender a critérios. O arquiteto deve orientar seu cliente para a melhor opção; mesmo que a escolha recaia sobre um estilo moderno, ele deve coadunar com que o cerca. A relação entre cliente e projetista deve ser um casamento harmonioso. Apesar de o velho ditado afirmar que gosto não se discute é importante que haja muita discussão e que se chegue a um resultado que satisfaça a ambos.
Outro problema encontrado em nossa área são as cópias. Não é muito difícil depararmo-nos com construções completamente equivocadas. Em algumas, é possível observar uma mescla de estilos sem personalidade e, em outras, o uso exagerado e indiscriminado de materiais, que, ao invés de tornarem a paisagem harmoniosa, poluem-na.
Infelizmente, não podemos ignorar que a cultura regional é elitista e muitas vezes somos obrigadas a ceder para agradar ao cliente. Produzir arquitetura de qualidade não é uma tarefa simples, mas extremamente gratificante.
Fazer arquitetura não é uma atividade simples. O arquiteto não pode ater-se a apenas conhecimentos técnicos teóricos, ele deve aliar esse conhecimento à sensibilidade, à responsabilidade.
Americana é realmente uma cidade privilegiada. Nossa história, nossa arquitetura não podem ser desconsideradas. Não podemos nos calar diante das atrocidades contra ela. Vamos estar sempre alertas para clamar por mais consideração. Os órgãos municipais não podem fechar os olhos aos desmandos imobiliários. Os arquitetos estarão sempre abertos às discussões que implicarem em benefícios para a entidade. Talentos nesta área não nos faltam.
Ô, neto,
votei pelo texto, mas pode anotar. ficou devendo ao menos uma foto de americana, mesmo que nada tivesse a ver com o teu escrito. Falta de delicadeza com essa cidade, andre.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!