RACISMO OU INTOLERÂNCIA AO NEGRO?

internet
1
Andre Pessego · São Paulo, SP
24/11/2013 · 2 · 1
 

Amostra do texto

“Um escravo podia obter a liberdade, jamais a cidadania....
Conseqüentemente não podia possuir bens imóveis – a propriedade da terra era um privilégio do ateniense”. (1).


O NEGRO BRASILEIRO JÁ FOI TRAZIDO SOB ESTA PREMISSA: NÃO TER TERRA, NEM DOMICÍLIO.

Há preconceito étnico-racial no Brasil? – Não. O que existe é uma intolerância doutrinária de origem militar, (e só perdura pela sustentação que lhe empresta as Forças Armadas), ao negro brasileiro e um descaso para com o indígena.
- Para continuar, fazer o download,

Sobre a obra

O primeiro quartel da República foi ocupado em cálculos e conjecturas de como eliminar, ou desaparecer com o negro brasileiro. Em 1914 é solicitado o aval americano: o ex-presidente Roosevelt é chamado para avalizar a matança: “No Brasil.... o ideal principal é o desaparecimento da questão negra pelo desaparecimento do próprio negro,” e ameniza o que disse sem meias palavras - “gradualmente absorvido pela raça branca....” (Correio da Manhã, 07/04/1914 (6).

compartilhe



informações

Autoria
André Pessego
Ficha técnica
Nem preconceito racial, nem democracia racial. Intolerância calcada na mi´seria em que foi largado e está o negro brasileiro.
Downloads
314 downloads

comentários feed

+ comentar
Cristiellen Cristina
 

O tabu do racismo já deveria ter sido quebrado a muito tempo. Todos tempo um pouco dos negros. Eu por exemplo sou negra com muito orgulho. Amo a cor da minha pele.
E não é pelo fato de ser um negro que não podemos acrescentar em algo na sociedade, muito pelo contrário, temos nossos conhecimentos e também estamos disposto a aprender mais e mais.
Não é a cor da pele que determina o caráter, todo negro é rotulado como favelado, ladrão, maconheiro. Quando na verdade qualquer um pode ser, independente de ser negro ou não.

Cristiellen Cristina · Nova Iguaçu, RJ 26/11/2013 23:19
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 416 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados