Retrados do Brasil profundo

1
Ed. Olhares · São Paulo, SP
30/9/2010 · 1 · 0
 

O Viajante

A alma do sergipano-carioca José Caldas desde cedo escolheu a fotografia para viver. Dela e com ela. Esse seu encanto pelo mundo das imagens fixas e silenciosas mora nas estradas de um Brasil menos visível, distante das grandes cidades. Um exercício constante de busca das suas origens para contar uma história de muitos capítulos sobre o homem e a paisagem.

Com vinte anos de itinerância visual por esse Brasil continental, José se autodefine como documentarista geográfico. Ao contrário da tendência contemporânea da imagem-espetáculo, construída e simulada, neste livro José aprimora o seu visor de cronista maduro e nos oferece um diálogo espontâneo com as culturas por onde passa e com as quais convive. Seus retratos surgem da convivência e da relação com seus pares a cada parada, resultado da troca afetiva entre o cidadão que fotografa e o cidadão que não fotografa – simples assim. Outra marca importante deste livro é o resgate da própria memória: seguindo a tradição dos grandes fotógrafos de viagem, José fotografou sem sair do lugar. Revisitou o seu acervo e nos apresenta, aqui, essa nova narrativa humana.

Rogério Reis
*ícone do fotojornalismo brasileiro, Rogério vive no Rio de Janeiro e é sócio da Tyba

Sobre a obra

Prefácio do livro Retratos do Brasil profundo - Editora Olhares, 2010

compartilhe



informações

Autoria
Rogério Reis
Ficha técnica
Retratos do Brasil profundo
Downloads
223 downloads

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados