Web e participação: a democracia no séc. XXI

1
dmartins · São Bernardo do Campo, SP
18/9/2010 · 11 · 0
 

Amostra do texto

Howard Reinghold, em 2002, define as mobilizações constituídas por pessoas capazes de agirem juntas sem mesmo se conhecerem, no livro Smart Mobs, The Next Social Revolution. Ele descreve experiências das chamadas mobilizações inteligentes com suas características possibilidades de colaboração em redes, até então inéditas, através de dispositivos com capacidade de telecomunicação, o que inclui telefonia celular e tecnologia móvel ou computação portátil sem fio (wireless).

Na época, a Internet não era reconhecida como o meio de comunicação privilegiado no cenário mundial como é hoje. As comunidades na rede digital eram apropriadamente chamadas ‘virtuais’, pois praticamente não tinham visibilidade fora do âmbito do ciberespaço. O que Reinghold nos explicava, então, era a noção de que a introdução da mobilidade tecnológica havia gerado possibilidades de operar mudanças significativas na maneira como as cidades e seus habitantes se organizavam e interagiam.

Sobre a obra

Nesses tempos de comunicação de altíssima densidade, as conversas nas redes vão adquirindo cada vez mais importância na vida cotidiana. Com a possibilidade de produção e replicação de informações, essa interação cria novas formas de se fazer política - ou de agir politicamente - motivando ações dentro e fora da web. Para debater como se dá esse impacto na sociedade contemporânea, a especialista Drica Guzzi escreveu o livro Web e Participação – a democracia no século XXI, lançamento da Editora Senac São Paulo e Escola do Futuro (USP).

compartilhe



informações

Autoria
Drica Guzzi
Ficha técnica
Web e participação pública
Downloads
890 downloads

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados