ZUMBI, roupa e uniforme

1
Andre Pessego · São Paulo, SP
12/11/2013 · 1 · 0
 

Amostra do texto

Os estados do mundo, todos, apresentam seus vultos humanos em trajes de gala em momentos épicos, solenes. As Forças Armadas impõem ao Brasil um Zumbi dos Palmares e somente Zumbi, nu, com feição amargurada, suada. Por quê?
Francisco demonstrava “engenho jamais imaginável na raça negra e que bem poucas vezes encontrei em brancos”. Aos 10 anos, Francisco “conhecia todo o latim que há mister e crescia em português e latim muito a contento”. De uma das tantas cartas que o Pe. Antonio Melo mandara de Portugal a amigos deixados no Brasil. (1).

Sobre a obra

Como se vestia a população no geral? E os comandantes?
“O modo de vestir entre si é o mesmo que observam entre nós; mais ou menos enroupados conforme as possibilidades” (6) Cons. Drumont, manuscritos diário capitão Blaer.
“Os reis negros e os generais dos quilombos trajavam-se com certo capricho e ostentação”, usando espadas finas e artefatos de ouro, panos caros, no dizer de um historiador. (7) pag. 182 Mario Martins de Freitas – “Reino Negro de Palmares”.

compartilhe



informações

Autoria
André Pessego
Ficha técnica
O Quilombo de Palmares, Décio Freitas; O Quilombo de Palmares; Palmares a Guerra dos Escravos, Mario Martins de Freitas....
Downloads
226 downloads

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 434 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados