Abertos e alternativos

Helena Aragão
14/3/2008 · 0
 

Em outubro de 2006, um texto de Oona Castro abria a temporada de buscas por casos de modelos de negócios abertos (Open Business) na cultura. Nele, anunciava-se a parceria entre Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio e o Overmundo para identificar iniciativas culturais com um ponto de convergência: que fossem modelos de negócios sustentáveis, sem geração de receita por direitos de propriedade intelectual, mas sim por formas alternativas.

O resultado das buscas pôde ser visto a conta-gotas nos meses seguintes no próprio Overmundo. Pesquisando a tag open-business, é possível encontrar casos variadíssimos, que vão do Jornal Forninho, um esquema de divulgação da programação cultural de Vitória por meio de sacos de pão, à Camiseteria, uma loja online de camisetas cujas estampas são criadas e escolhidas pelos usuários. Em março de 2007, um seminário na Fundação Getúlio Vargas reuniu pesquisadores, jornalistas e artistas para discutir os primeiros resultados.


Agora, Ronaldo Lemos postou dois documentos definitivos gerados pelo projeto no Banco de Cultura: "Pesquisa FGV Cultura Livre, Negócios Abertos – do Tecnobrega ao Cinema Nigeriano", com os resultados finais, e "O Tecnobrega de Belém do Pará e os modelos de negócio abertos", este mais específico sobre o gênero musical que virou o exemplo mais significativo desta etapa da pesquisa. Vale a pena dar uma olhada e ficar atento para o que vem por aí: uma segunda etapa da pesquisa deve começar no segundo semestre, abordando principalmente os desafios gerados pela informalidade da maioria dessas iniciativas.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados