15° Festival Brasileiro de Cinema Universitário

Divulgação
15º Festival de Cinema Universitário
1
Cida Fernandes · Rio de Janeiro, RJ
19/7/2010 · 15 · 0
 

O ano de 2010 será marcado pela 15ª edição do Festival Brasileiro de Cinema Universitário, que desde a estréia, em 1995, atraiu cerca de 75 mil pessoas interessadas não somente por cinema, mas pelos caminhos do ensino do cinema e do audiovisual nas universidades brasileiras. Este ano, o FBCU acontece de 28 de julho a 8 de agosto no Centro Cultural Correios e na CAIXA Cultural, no Rio de Janeiro; e de 10 a 15 de agosto na Galeria Olido, no Cine SESC e no Cinusp, em São Paulo. Como em todos os anos, a programação é inédita e a entrada é franca.

O FBCU é uma realização da Associação Cultural Festival Brasileiro de Cinema Universitário com os patrocínios da Oi, Petrobras, Correios, Caixa, Secretaria de Estado de Cultura - RJ e Fundo Nacional de Cultura e co-patrocínio da Prefeitura de São Paulo.
Além das mostras competitivas nacional e internacional, articuladas em torno do trabalho ainda em processo de estudantes universitários, o FBCU apresenta também a Mostra Informativa de Curtas, a Mostra Homenagem, este ano dedicada a Vladimir Carvalho, Sessões Especiais, Oficinas, Seminário, Debates, Encontros, o Projeto Sal Grosso. E a Mostra 15 anos do Dogma 95.
Mostra Competitiva Nacional - Exibe a produção de curtas produzidos em qualquer formato que tenham sido realizados por estudantes universitários (direção e mais três funções técnicas) a partir de 2008.
Mostra Competitiva Internacional - Exibe a produção de curtas produzidos em qualquer formato que tenham sido realizados por estudantes universitários estrangeiros (direção e mais três funções técnicas) a partir de 2008. Este ano, pela primeira vez, participam também curtas nacionais.

Mostra Informativa de Curtas - O Festival tem o compromisso de exibir todos os filmes universitários inscritos no processo de seleção. Os curtas não selecionados para a Mostra Competitiva Nacional são exibidos na Mostra Informativa divididos em programas temáticos.
Mostra Homenagem - O Festival tem por tradição homenagear profissionais de cinema ligados ao ensino acadêmico ou instituições de ensino cinematográfico. Em 2010 o homenageado será o cineasta Vladimir Carvalho, diretor dos longa-metragens “Conterrâneos Velhos de Guerra” e “Barra 68” e professor da UnB.
Mostra 15 Anos do Dogma 95 - Em comemoração aos 15 anos do Dogma 95, o FBCU realizará uma mostra de filmes expressivos deste movimento em parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca, como “Os Idiotas”, de Lars Von Trier, e “Festa de Família”, de Thomas Vinterberg.

Sessões Especiais - Além das Mostras Competitivas, o Festival apresenta a Mostra Ex-Alunos, Infantil, Mostra de Alunos do Ensino Médio entre outras.
Encontro Internacional dos Estudantes de Cinema - Todos os  convidados e o público se reunirão para uma mesa redonda para discussão dos rumos do ensino do audiovisual nas escolas, levantar questões para melhoras dos cursos e promover parcerias interinstitucionais. Dentre os diversos temas serão discutido currículo e esquemas de produção audiovisual dentro dos cursos.
Premiação dos Curtas Nacionais e dos Curtas Internacionais - Um júri formado por profissionais da indústria, teóricos, professores e alunos convidados das universidades participantes estará presente para debater, após as exibições, os filmes com os realizadores e o público, e distribuirá prêmios àqueles que forem destaque em: Retrato da Realidade Nacional, Expressão Cultural, Pesquisa de Linguagem, Expressão Poética, Contribuição Artística, Contribuição

onde fica
Centro Cultural Correios e na CAIXA Cultural, no Rio de Janeiro; e de 10 a 15 de agosto na Galeria Olido, no Cine SESC e no Cinusp, em São Paulo
por que ir
Mostra competitiva nacional e internacional; exibição de filmes; oficinas; palestras; tudo com entrada franca
quando ir
De de 28 de julho a 8 de agosto no Centro Cultural Correios e na CAIXA Cultural, no Rio de Janeiro; e de 10 a 15 de agosto na Galeria Olido, no Cine SESC e no Cinusp, em São Paulo
quem vai
Cineastas, produtores, atores
quanto custa
Tudo com entrada franca inclusive as Oficinas
website
www.fbcu.com
contato
Cida Fernandes | cidaclf@gmail.com

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados