Abençoado seja o Morro da Cruz

Mauro Gherpelli
Do alto do morro, é surpreende a quantidade de "coisas" que podem ser vistas.
1
Labes, Marcelo · Blumenau, SC
19/11/2007 · 87 · 0
 

O litoral catarinense tem algumas características bem demarcadas, mas uma chama mais a atenção: é plano! Com morros geralmente baixos que não ultrapassam os 50 metros de altitude, o litoral costuma ser assim, reto. No entanto, bem no centro da cidade de Itajaí está localizado o Morro da Cruz, de onde se tem uma bela vista que vai além, podemos dizer, de uma mera paisagem.

A primeira visão que se tem lá de cima é do mar. No alto do morro, dois mirantes nos permitem olhar em direção ao infinito azul que repousa na frente do Morro da Cruz. Depois, o que chama a atenção são as cores. A 180 metros de altitude, podemos ver praticamente toda a cidade de Itajaí e as casas de classe média, muito coloridas, com paredes que variam entre o branco da cal e o amarelo, azul, verde...

Depois, então, olhamos para o outro lado, onde o que se vê é a BR-101, a agitação, o verde.

Debaixo do morro, está o Rio Itajaí Açu e o porto de Itajaí. Num dos maiores portos do país, podemos acompanhar a movimentação incessante de navios, barcas, fragatas e os barcos de pesca, menores, que entram e saem todo o tempo da cidade em direção ao mar. E podemos enxergar, também, do outro lado o rio (Itajaí ocupa somente um lado), a pequena cidade de Navegantes, bem menos desenvolvida do que a colega Itajaí, mas que tem um aeroporto, do qual podemos observar a movimentação de aviões.

O nome de Morro da Cruz, já que toda cidade possui um, precisa de explicação. Por ser o ponto mais alto da cidade, foi ali que decidiram, em 1980, construir uma cruz de concreto para, como se sabe de costume, abençoar a cidade.

Além da vista privilegiada (uma das mais belas e completas de todo o litoral catarinense), pode-se almoçar no Restaurante Montemar, um prédio em estilo medieval construído nas alturas e, como não poderia deixar de ser, com uma excelente vista.

Visitar o alto do Morro da Cruz é uma experiência e tanto. E não somente pela beleza do lugar: é que de lá se tem um panorama de toda uma cidade, de todo um ecossistema e ainda se pode ver como o litoral catarinense tem tanto a nos oferecer.

onde fica
Em Itajaí, no litoral catarinense. Para se chegar ao morro, o ideal é seguir rumo à Univali. O trajeto é bem marcado por placas explicativas de como chegar ao pé do morro. Depois, pra subir (o melhor é ir mesmo de carro) não tem erro.
por que ir
Além da beleza do lugar, é como diz o texto: do alto do morro se pode ver toda a cidade e entender, inclusive, como se dão diferenças sociais fortíssimas (quando vemos que uma cidade é desenvolvida e a outra minguante) por causa do porto.
Podemos babar muito tempo olhando para o Oceano Atlântico como podemos vislumbrar as casas coloridas, tendência marcada pela colonização açoriaba do lugar.
quando ir
Durante todo o ano, todos os dias. Prefira ir durante o dia e, de preferência, nos dias de tempo limpo, porque o vento que sopra lá em cima é, realmente, muito forte.
quem vai
Turistas, pessoas religiosas (para orar ao pé da cruz), passantes e pessoas em busca de gastronomia farta (por causa do restaurante).
quanto custa
O passeio até o alto do morro é gratuito.

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados