O litoral catarinense tem algumas caracterÃsticas bem demarcadas, mas uma chama mais a atenção: é plano! Com morros geralmente baixos que não ultrapassam os 50 metros de altitude, o litoral costuma ser assim, reto. No entanto, bem no centro da cidade de Itajaà está localizado o Morro da Cruz, de onde se tem uma bela vista que vai além, podemos dizer, de uma mera paisagem.
A primeira visão que se tem lá de cima é do mar. No alto do morro, dois mirantes nos permitem olhar em direção ao infinito azul que repousa na frente do Morro da Cruz. Depois, o que chama a atenção são as cores. A 180 metros de altitude, podemos ver praticamente toda a cidade de Itajaà e as casas de classe média, muito coloridas, com paredes que variam entre o branco da cal e o amarelo, azul, verde...
Depois, então, olhamos para o outro lado, onde o que se vê é a BR-101, a agitação, o verde.
Debaixo do morro, está o Rio Itajaà Açu e o porto de ItajaÃ. Num dos maiores portos do paÃs, podemos acompanhar a movimentação incessante de navios, barcas, fragatas e os barcos de pesca, menores, que entram e saem todo o tempo da cidade em direção ao mar. E podemos enxergar, também, do outro lado o rio (Itajaà ocupa somente um lado), a pequena cidade de Navegantes, bem menos desenvolvida do que a colega ItajaÃ, mas que tem um aeroporto, do qual podemos observar a movimentação de aviões.
O nome de Morro da Cruz, já que toda cidade possui um, precisa de explicação. Por ser o ponto mais alto da cidade, foi ali que decidiram, em 1980, construir uma cruz de concreto para, como se sabe de costume, abençoar a cidade.
Além da vista privilegiada (uma das mais belas e completas de todo o litoral catarinense), pode-se almoçar no Restaurante Montemar, um prédio em estilo medieval construÃdo nas alturas e, como não poderia deixar de ser, com uma excelente vista.
Visitar o alto do Morro da Cruz é uma experiência e tanto. E não somente pela beleza do lugar: é que de lá se tem um panorama de toda uma cidade, de todo um ecossistema e ainda se pode ver como o litoral catarinense tem tanto a nos oferecer.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!