Festival do Camarão

1
Carol Assis · São Paulo, SP
8/5/2006 · 37 · 0
 

Em 2006, acontecerá a 24ª edição do Festival do Camarão, a festa de maior movimentação turística do município de Afuá. O evento tem uma dimensão enorme na cidade e envolve toda a comunidade, estimula a produção de camarão, conscientização a população e visitantes sobre a preservação das espécies e dá uma guinada no turismo.
Pela época do Festival do Camarão, nos restaurantes e no “Camaródromo”, espaço onde acontece a programação da festa, o visitante pode chupar os dedos saboreando diferentes pratos típicos e experiências culinárias feitas com o crustáceo. Tem de tudo mesmo, torta de camarão, mujica de camarão, creme de camarão, mousse de camarão, camarão na brasa, caldeira de pitu, rabinho de camarão, camarão no bafo etc. E o pobre e devorado camarão ainda serve de acompanhamento para a cachaça, pro açaí...
Haja Camarão!!! É por isso que o camarão que abastece os três dias de festa vem também de outros municípios.
Não sei agora, mas em 2004 o público já chegava em 30 mil pessoas, foi quando superaram o recorde dos anos anteriores, onde a média era de aproximadamente 20 mil participantes.

onde fica
É uma localidade suspensa sob o arquipélago do Marajó, lugar de várzeas, baías, furos, rios e igarapés. Por isso o Afuá também tem o apelido de "Veneza Marajoara". Pertence ao Estado do Pará, mas é atendido pelo Amapá devido á proximidade com a capital, Macapá.
por que ir
Durante os três dias a festa não pára e as bandas do Amapá e do Pará tocam até as 6 horas da manhã, rolando todo tipo de som, mais principalmente coisas populares na região, como tecnobrega, brega, zouk, cacicó etc.
Tem também momentos marcantes como a realização da Biciata Oficial do Festival do Camarão, que é uma super passeata de bicitáxis, um tipo de transporte I Biciata Oficial do Festival do Camarão.O Bici-táxi é um transporte ecológico e genuinamente produzido em Afuá, uma invenção do morador “Seu Sarito”. O veículo mais utilizado na cidade virou símbolo da cultura afuaense.
quando ir
Julho.
quem vai
O município fica a fica a cinco horas de viagem de barco de Macapá, A maioria das pessoas que participam do festival são de outras localidade do Amapá e do Pará, principalmente de cidades vizinhas como Chaves, Breves, Curralinho e Anajás, todas da região do arquipélago do Marajó.
website
http://www.prefeituradeafua.com.br/

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados