Se as Jornadas Literárias de Passo Fundo são referências na América Latina, há outra movimentação que auxilia o municÃpio a reafirmar seu tÃtulo de Capital Nacional da Literatura: a tradicional feira do livro. A mobilização ocorre anualmente, sempre nas imediações da Praça Marechal Floriano, bem no centro da cidade. O curioso são as inúmeras prateleiras carregadas de livros instaladas dentro da praça, junto à s arvores e ao gramado. Na minha primeira feira, há quatro anos, estranhei. Agora, considero a iniciativa inovadora e atraente, principalmente aquelas pessoas sem contato com a literatura.
A Feira do Livro sempre ocorre com uma série de atrações paralelas, como a Mostra de Gravura e a Mostra de Gravura. Durante uma semana, o centro da cidade transforma-se com estantes, palcos, shows, exposições e, claro, muitas obras. Tradicionalmente, o evento ganha as ruas sempre em novembro. A edição deste ano – a 21ª – está marcada no perÃodo entre os dias 7 e 11. O patrono é o presidente da Academia Passo-fundense de Letras, o jornalista Meireles Duarte. No ano passado, o escritor Alcione Araújo Brandão apadrinhou o evento.
A localização da feira do livro lembra aqueles modelos de cidade do interior, entre a praça e a belÃssima catedral. As histórias dos livros até se misturam com as fortes badaladas do sino. Pequenas barracas de lonas são montadas para receber as obras. Em média, a feira costuma lançar, pelo menos, 40 livros por edição, principalmente de autores locais e editados pela Universidade de Passo Fundo. A lista desse ano ainda não foi divulgada.
Para as livrarias da cidade – são mais de 10 para 180 mil habitantes -, o evento é a oportunidade de dar um gás nas vendas e possibilitar a renovação de estoque, com tÃtulos novos. Nas últimas edições, a média de público superou as 50 mil pessoas. Outro fator interessante são as promoções, que tornam as obras mais acessÃveis a todas as parcelas da população, e também os sebos que se instalam junto à praça, com raridades. Sem dúvida nenhuma, a movimentação em Passo Fundo lembra a feira em Porto Alegre, também realizada em ambiente aberto.
Bicho,
Não entendo como niguém comenta um lance tão legal e tçao importante como este. Putz...
Olha, não deixa coisas deste tipo passar batido não, faz propaganda porque a divulgação merece.
Parabéns, mas da próxima vez que você não me convidar vou achar que tu é burguês de classe média...
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!