Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Livros na praça

Divulgação
Feira acontece anualmente, nas imediações da praça central
1
Guilherme Mergen · Passo Fundo, RS
27/10/2007 · 93 · 1
 

Se as Jornadas Literárias de Passo Fundo são referências na América Latina, há outra movimentação que auxilia o município a reafirmar seu título de Capital Nacional da Literatura: a tradicional feira do livro. A mobilização ocorre anualmente, sempre nas imediações da Praça Marechal Floriano, bem no centro da cidade. O curioso são as inúmeras prateleiras carregadas de livros instaladas dentro da praça, junto às arvores e ao gramado. Na minha primeira feira, há quatro anos, estranhei. Agora, considero a iniciativa inovadora e atraente, principalmente aquelas pessoas sem contato com a literatura.

A Feira do Livro sempre ocorre com uma série de atrações paralelas, como a Mostra de Gravura e a Mostra de Gravura. Durante uma semana, o centro da cidade transforma-se com estantes, palcos, shows, exposições e, claro, muitas obras. Tradicionalmente, o evento ganha as ruas sempre em novembro. A edição deste ano – a 21ª – está marcada no período entre os dias 7 e 11. O patrono é o presidente da Academia Passo-fundense de Letras, o jornalista Meireles Duarte. No ano passado, o escritor Alcione Araújo Brandão apadrinhou o evento.

A localização da feira do livro lembra aqueles modelos de cidade do interior, entre a praça e a belíssima catedral. As histórias dos livros até se misturam com as fortes badaladas do sino. Pequenas barracas de lonas são montadas para receber as obras. Em média, a feira costuma lançar, pelo menos, 40 livros por edição, principalmente de autores locais e editados pela Universidade de Passo Fundo. A lista desse ano ainda não foi divulgada.

Para as livrarias da cidade – são mais de 10 para 180 mil habitantes -, o evento é a oportunidade de dar um gás nas vendas e possibilitar a renovação de estoque, com títulos novos. Nas últimas edições, a média de público superou as 50 mil pessoas. Outro fator interessante são as promoções, que tornam as obras mais acessíveis a todas as parcelas da população, e também os sebos que se instalam junto à praça, com raridades. Sem dúvida nenhuma, a movimentação em Passo Fundo lembra a feira em Porto Alegre, também realizada em ambiente aberto.

onde fica
Em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, sempre nos meses de novembro, na praça Marechal Floriano. Esse ano acontece entre os dias 7 e 11.
por que ir
Para conhecer uma feira de livro realizada dentro de uma praça. Para aproveitar as promoções das livrarias e resgatar algumas raridades em sebos. Para comprar uma obra, sentar embaixo de uma árvore na praça e já começar a ler.
quando ir
No mês de novembro, sempre na segunda semana.
quem vai
Quem tiver interesse em passar horas em estandes de livros, assistir apresentações e conferir tanto as mostras de humor como de gravuras.
quanto custa
A feira é aberta e gratuita.
contato
Universidade de Passo Fundo (UPF)
3316 8100
Prefeitura de Passo Fundo
3316 7100

comentários feed

+ comentar
Marcos Paulo Carlito
 

Bicho,

Não entendo como niguém comenta um lance tão legal e tçao importante como este. Putz...

Olha, não deixa coisas deste tipo passar batido não, faz propaganda porque a divulgação merece.

Parabéns, mas da próxima vez que você não me convidar vou achar que tu é burguês de classe média...

Marcos Paulo Carlito · , MS 15/11/2007 02:11
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Em média, mais de 50 mil pessoas participam da feira por edição zoom
Em média, mais de 50 mil pessoas participam da feira por edição

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados