2ª etapa do Circular Brasil começa hoje no RS

1
betina · São Paulo, SP
29/9/2006 · 3 · 0
 

Começa por Porto Alegre a segunda etapa do Circular Brasil. Na quarta-feira, dia 27 de setembro, tem show com Jairo de Lara e Grupo e o convidado Nivaldo Ornelas. Os músicos de Jairo de Lara sobem ao palco da Casa de Cultura Mario Quintana, no Teatro Bruno Kiefer, às 19h e, além de apresentar todo o sabor da música instrumental mineira, receberão o ilustre saxofonista, flautista, compositor e arranjador Nivaldo Ornelas.

Até o final do ano, a capital gaúcha receberá um show de música instrumental do Circular Brasil por mês. Nivaldo Ornelas, que fez parte do Clube da Esquina ao lado de Milton Nascimento, Wagner Tiso, e Toninho Horta, é o convidado especial da noite. “Dono de um sopro muito particular e inigualável musicalidade, Nivaldo é um dos maiores músicos que eu conheço”, afirma Jairo de Lara.

Após o sucesso da primeira etapa, o projeto, que é patrocinado pela Petrobras, volta no segundo semestre com novos músicos, abrangendo seis capitais brasileiras e com convidados especiais como Nivaldo Ornelas, Caito Marcondes, Guinga e Renato Borghetti. Sob a batuta do produtor geral (e também músico) Marcelo Guima, serão apresentados 24 shows em Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Porto Alegre, Recife e Vitória.

A turnê começa em Porto Alegre no dia 27 de setembro e vai até o dia 22 de dezembro. Essa edição do Circular Brasil apresentará a musicalidade de Jairo de Lara e Grupo (Minas Gerais), Quarteto Romançal (Pernambuco), Rogério Gulin (Paraná) e Grupo e Marcello Caminha Trio (Rio Grande do Sul) – cada grupo sempre acompanhado de um convidado especial. “Isso propicia que o projeto colabore para a formação de público, mescle talentos consagrados a artistas que vêm se destacando no cenário musical, além de promover o intercâmbio cultural de músicos e platéia”, destaca Guima.


Sobre o Circular Brasil

Miscigenar ainda mais a cultura do Brasil. Essa é a proposta do Circular Brasil, um projeto inédito que, desde o início do ano, tem apresentado diversos espetáculos de Música Popular Brasileira Instrumental pelo País. A primeira etapa do Circular Brasil foi composta de 32 shows apresentados entre 15 de março e 29 de junho em quatro estados brasileiros: Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo.

Nesse segundo semestre as apresentações chegarão em mais dois estados além dos já mencionados: Pernambuco e Paraná. Outro diferencial é que todos os shows terão músicos notáveis como convidados especiais, além dos grupos. “Os artistas que compõe o projeto refletem as peculiaridades da música instrumental valorizando, sempre que possível, o sotaque regional de seus estados de origem. Com isso, temos tido muito sucesso em promover a troca de experiências, de cultura e mostrado o que existe além do eixo Rio / São Paulo”, afirma Marcelo Guima, da Arko Produções.

Agenda de shows

Porto Alegre (RS)
Teatro Bruno Kiefer / Casa de Cultura Mario Quintana
End: Rua dos Andradas, 736 - Centro - Porto Alegre (RS)

27/09, quarta-feira, 19h - Jairo de Lara e Grupo
Convidado especial: Nivaldo Ornelas
18/10, quarta-feira, 19h - Quarteto Romançal
Convidado especial: Caito Marcondes
23/11, quinta-feira, 19h - Rogério Gulin e Grupo
Convidado especial: Guinga
06/12, quarta-feira, 19h - Marcello Caminha Trio
Convidado especial: Renato Borghetti

Belo Horizonte (MG)
Teatro Alterosa
End: Av. Assis Chateaubriand, 499 – Floresta – Belo Horizonte

28/09, quinta-feira, 20h - Quarteto Romançal
Convidado especial: Caito Marcondes
26/10, quinta-feira, 20h - Jairo de Lara e Grupo
Convidado especial: Nivaldo Ornelas
14/11, terça-feira, 21h - Rogério Gulin e Grupo
Convidado especial: Guinga
01/12, sexta-feira, 21h - Marcello Caminha Trio
Convidado especial: Renato Borghetti

Curitiba (PR)
Teatro do Paiol – 225 lugares
End: Largo Guido Viaro s/ nº
(41) 3213-1340 e 3213-1341

28/09, quinta-feira, 20h - Jairo de Lara e Grupo
Convidado especial: Nivaldo Ornelas
20/10, sexta-feira, 21h - Quarteto Romançal
Convidado especial: Caito Marcondes
11/11, sábado, 21h - Rogério Gulin e Grupo
Convidado especial: Guinga
09/12, sábado, 21h - Marcello Caminha Trio
Convidado especial: Renato Borghetti

Recife (PE)
Teatro Santa Isabel – 700 lugares
End: Praça da república s/ nº
(81) 3224.1020 / 3224.3105

30/09, sábado, 21h - Jairo de Lara e Grupo
Convidado especial: Nivaldo Ornelas
28/10, sábado, 21h - Quarteto Romançal
Convidado especial: Caito Marcondes
29/11, quarta-feira, 20h - Rogério Gulin e Grupo
Convidado especial: a definir
22/12, sexta-feira, 20h - Marcello Caminha Trio
Convidado especial: Renato Borghetti

Vitória (ES)
Teatro Carlos Gomes
End: Praça Costa Pereira, s/nº - Centro - Vitória, ES

30/09, sábado, 21h - Quarteto Romançal
Convidado especial: Caito Marcondes
31/10, terça-feira, 20h - Jairo de Lara e Grupo
Convidado especial: Nivaldo Ornelas
25/11, sábado, 21h - Rogério Gulin e Grupo
Convidado especial: Guinga
16/12, sábado, 21h - Marcello Caminha Trio
Convidado especial: Renato Borghetti

Salvador (BA)
Teatro Castro Alves – Sala do Coro
End: Praça 2 de julho - Campo Grande - Salvador BA

04/10, quarta-feira, 20h - Jairo de Lara e Grupo
Convidado especial: Nivaldo Ornelas
09/11, quinta-feira, 20h - Quarteto Romançal
Convidado especial: Caito Marcondes
22/11, quarta-feira, 20h - Rogério Gulin e Grupo
Convidado especial: Guinga
07/12, quinta-feira, 20h - Marcello Caminha Trio
Convidado especial: Renato Borghetti

Sobre os músicos:

Jairo de Lara e Grupo
O grupo de Jairo de Lara (sax, flauta, vocal) é fomado por grandes revelações da música instrumental mineira: Renato Saldanha (violão e guitarra), Vaguinho Faria (baixo), Edvaldo Ilzo (bateria) e Bill Lucas (percussão).
Jairo de Lara é saxofonista, flautista, vocalista, compositor e arranjador. Em seus mais de trinta anos de carreira, Jairo fez história no cenário musical participando de gravações e shows de vários artistas como Zizi Possi, Raul Seixas, Dalto, Nara Leão, Moreira da Silva, Zé Kéti, Oswaldo Montenegro, Geraldo Azevedo, Nivaldo Ornelas, Túlio Mourão, Paulinho Pedra Azul entre tanto outros. Como solista participou de grandes projetos voltados à música instrumental brasileira.
Em Belo Horizonte, é diretor artístico e produtor musical da Fábrica de Música, estúdio que atua no mercado de gravação e produção de áudio, na produção e arranjo de vários discos agraciados com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Recentemente, lançou o CD Rei Congo, onde a música instrumental privilegia a percussão com batidas do Congado e Folia de Reis. O CD teve importante participação na temporada carioca do espetáculo “Missa dos Quilombos” baseado na obra de Milton Nascimento.


Nivaldo Ornelas
Saxofonista, flautista, compositor e arranjador, Nivaldo Ornelas, mineiro de nascimento e coração, foi um dos sócios do “Clube da Esquina” ao lado de Milton Nascimento, Wagner Tiso, Paulo Braga, Pascoal Meirelles, Helvius Vilela, Chiquito Braga e Toninho Horta. Foi parceiro de Flora Purim, Airto Moreira, Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal entre outros. Atualmente, trabalha com importantes orquestras do Brasil como solista, arranjador, compositor e músico convidado.
A arte de Nivaldo Ornelas abrange também composições para cinema, teatro e balé. O músico possui uma extensa discografia, destacando: Portal dos Anjos - Troféu Villa-Lobos (1978); Viagem Através de um Sonho – Troféu Chiquinha Gonzaga (1981); À Tarde (Syracuse, França, 1982); Som/Fantasia (com Marcos Resende – editado também em Portugal, 1984, 1986); Planeta Terra (IBM, 1989); Colheita do Trigo (Chorus, 1990); Projeto Brasil Musical (4 CDs – Tom Brasil, 1993,1994,1995,1999); As Canções de Milton Nascimento (com Ricardo Leão, Vison, 1995); Aquarelas – A Música de Ary Barroso (com Juarez Moreira, 1996); Arredores (Prêmio Sharp 1999, na categoria de Melhor Disco Instrumental), Reciclagem – Nivaldo Ornelas ao Vivo (Tetra Pak, 1999), Fogo e Ouro (2004) e Viagem em Direção ao Oco do Toco (2005).

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados