Algo de Kelen Mendes no CD Inundação

Val Fernandes
1
Rosiane Farias · , AC
16/6/2006 · 82 · 0
 

A cantora Kelen Mendes lança em agosto seu primeiro trabalho em Cd intitulado Inundação (financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura). O nome remete à cidade Rio Branco, o barranco do rio Acre, os moradores que habitam à beira do rio, algo de resistência. Ela define a essência de Inundação: “A cidade teima em ficar às margens do rio Acre. Em época de enchente o difícil é retirar as pessoas de suas casas ou fazer com que elas não habitem à beira do rio. É a vida de Rio Branco. Inundação.”
Inundação traz seis composições de ícones da música acreana: Chico Rei, de Tião Natureza, Conselho de Amigo, famosa na interpretação do grande sambista Da Costa, Inundação, de Narciso Augusto, o clássico Bambu, de Damião Hamilton, Plantação de Bacuri, de Beto Brasiliense e Dom Quixote, de Sérgio Patchouli.

A intenção da cantora ao pensar o CD foi tirar do baú as canções que costumava ouvir na Rádio Difusora Acreana – a voz das selvas, quando adolescente. A idéia é torná-las conhecidas da nova geração. Não é à toa que as composições chegam com nova roupagem e arranjos, sob a batuta do tecladista e acordeonista Chico Chagas, que já tocou com nomes como Cássia Eller, Elza Soares e Paulinho Moura. Chagas, com sua experiência de arranjador reuniu no CD Fernando Nunes (contrabaixo), Fernando Caneca (guitarras), Cesinha (bateria) e Zamma (percussão).

Inundação, música que revela o CD fala mais ou menos assim: “E nem se quisesse ouvir o som de toda embarcação. É como se quisesse sofrer outra inundação. Passa barco e o peito permanece. Quem vai se mudar?”

No lançamento de Inundação, a cantora vai trabalhar com a idéia de intervenção musical. “Não cabe show. Inundação traz muito balanço. A idéia é fazer algo meio balada intercalando com intervenções e projeção. Uma Inundação de bons parceiros de composição e amigos”.

Algo de Kelen Mendes

Kelen Mendes é dona de um repertório focado na MPB, incorporando ao estilo as tendências que influenciaram parte de sua geração como o pop, o funk, o soul e o rap.

Fã de João Donato, Mendes homenageou o músico acreano com um show no Cine Teatro Recreio, em Rio Branco (2004). Um dos trabalhos que mostram a irreverência da cantora é Algo de Baquiry (2005). Baquiry é um conceito desenvolvido pelo músico Narciso Augusto e que revela o Acre com seu baque (ritmo, batida, levada, pulso), o jeito de tocar, o baque daqui, o baquiry.

Em Algo de Baquiry, conceito que Kelen pede emprestado a Narciso, a cantora reuniu músicas de compositores da região, de Sérgio Souto, que ela colocou em seu repertório ao escutar suas músicas pela rádio Difusora Acreana (AM local) no início da década de 80, até João Donato. Kelen interpreta ainda uma música de sua autoria, O Reto e o Torto e Dom Quixote de Sérgio Patchouli e Edson Alexandre. A surpresa ficou com Sem Hora de João Eduardo e Diogo Soares (Los Porongas).

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados