bolo'bolo

1
Juva · Olinda, PE
2/4/2007 · 69 · 0
 

Ousar novos gestos. A idéia de criar, vivenciar novas formas de organização social perambula a todo instante por minha cabeça, tanto no plano da literatura, quanto da minha própria vida. Venho gestando uma história pra experenciar isso literariamente, acrescido de um quê autobiográfico e de delírio, sonho.

Penso nisso como um romance, minha primeira grande aventura na prosa, com as referências que "me fazem" e que me interessam, um texto para me refazer. Tenho lido alguma coisa sobre os situacionistas, psicogeografia, yomango, etc. Vez ou outra me projeto em futuríveis (futuros possíveis) nessa perspectiva, em que minha vida caminhe por essas sendas, as torne carne e história.

Das caminhadas, das deambulações por textos, idéias, pessoas, etc, acabei por me deparar com bolo'bolo (motivo deste post). bolo'bolo é um texto de autor anônimo que foi publicado na Suíça em 1983. A idéia é justamente ousar novos gestos, ir além das lamentações e criar. A partir de palavras e sons do dialeto samoano, o autor criou um utopia (não no sentido de em nenhum lugar ou algo impossível) para a cosntrução de vivências humanas providas de sentido. Bolo'bolo é realidade. Não é uma seita, confraria ou coisa hermética. Pelo contrário, é a hospitalidade, a liberdade, o convívio, a bem-aventurança.

Eu fico pensando em como nós esperneamos reclamando do mundo, do sistema, do capitalismo e quetais e nada fazemos de real, de vida (e nisso eu me incluo). Nossa teoria está alienada de uma práxis, de um cotidiano.

bolo'bolo é uma linguagem nova, estranha, para dizer as "velhas" coisas que o espírito humano almeja. Viver sonhos bons, estar junto à natureza, viver a fraternidade, a criatividade, etc.

Ainda não digeri (nem li) completamente o texto de bolo'bolo. Mas já sei e sinto que ele quer me dizer algo, serve como uma marco para o nascimento da Coisa Nova (como diria Mautner).

Esse post é só pra compartilhar esse mundo à frente, para pensarmos em "ousar novos gestos". Vivenciar nossos horizontes, utopias e afins; é para pensamos e nos situarmos no planeta, na existência e na convivência com os outros.

bolo'bolo é pra compartilhar.
Sem pretensão.

com afeto.

Link para o livro de bolo'bolo:
www.correcotia.com/bolobolo

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados