CD O Canto dos Mamulengos

Jô Oliveira
1
Keyane · Brasília, DF
22/4/2015 · 0 · 0
 

Os grupos brasilienses Mamulengo sem Fronteiras e Mamulengo Fuzuê lançam em 2015 o CD O Canto dos Mamulengos, primeiro álbum dedicado ao registro das canções que trilham o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste no Distrito Federal. O projeto trará 15 faixas autorais, compostas por músicos e musicistas brincantes de Brasília, tenado ainda parceria com os grupos Mamulengo Presepada, Mamulengo Gratidão e Cia Pilombetagem. Uma ação coletiva que está em fase de produção, com lançamento previsto para junho.

O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é memória, é patrimônio da nossa história brasileira, reconhecido pelo Iphan em 2015. Folguedo que nasceu no Nordeste e caminha hoje por terras diversas desse Brasil, é transmitido de geração a geração através de seus personagens, figuras, enredo e musicalidade. Feito do povo e para o povo, é conhecido de vários jeitos: Mamulengo (DF e PE), Cassimiro Coco (PI, CE e MA), João-Redondo (RN), Babau (PB), Mané-Gostoso (BA) e outros que a gente nem imagina.

Para além da tolda onde vivem bonecos e histórias vindos de São Saruê, na brincadeira do mamulengo é a música que enche o enredo de ludicidade e reforça a interação com o público. Nas trilhas que recheiam o folguedo, executadas ao vivo, músicos brincantes tocam ritmos que também vêm do seio da nossa cultura popular, como o forró, o frevo, baião, coco de embolada e de roda, ciranda, baiano e xote.

Conta-se que na própria construção de Brasília, operários usavam o tempo de folga ou fugiam do trabalho exaustivo para brincar com os bonecos. A chegada desses muitos retirantes fez do Distrito Federal a região com o maior número de mamulengueir@s fora do Nordeste. Por isso, o cd O Canto dos Mamulengos surge para ecoar as canções criadas por esse músicos, brincantes do som que trilham o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste no Cerrado do Brasil.

CURTA A PÁGINA: www.facebook.com/ocantodosmamulengos
INFORMAÇÕES: www.pareiacomunicacao.com.br
.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados