COM PÉ COM CABEÇA NA GALERIA MYRALDA

Galeria Myralda
EXPOSIÇÃO NA GALERIA MYRALDA EM SETE LAGOAS
1
redeaan · Sete Lagoas, MG
5/9/2011 · 0 · 0
 


COM PÉ COM CABEÇA

O que é real ou irreal em um sentimento de aflição, perante algum trauma ocorrido ou em percurso? Essa mesma aflição vista por um ângulo, não agonizante, abre caminho para a ‘estética da dor’ - ou de agradecimento - registrada nas obras dos artistas que compõem o Coletivo A4. Tal relação tem seus momentos de estranhamento e reconciliação, marcados por uma tênue linha entre o sagrado e o profano. Diria que vão além da ‘filologia’, alcançando um sensível patamar fraterno com os que sofrem ou sofreram.

O Coletivo A4 impunemente arremessa ao mundo contemporâneo da arte algo que incita a posteridade dialógica em torno do tema. Provoca uma síntese, para que a razão se desdobre e rebele. Esse diálogo interpenetra a forma; não somente interdisciplinar, mas também transdisciplinar, naquilo que ela tem de complexo. Recordemos inumeráveis filólogos que debruçaram sobre análises civilizacionais, em busca de textos ou conhecimentos culturais, que fornecessem respostas aos seus questionamentos, em torno da fé. Dentre essas indagações, algumas foram motivadas pelas inscrições contidas nas tábuas votivas e, logicamente, os Ex-Votos como tradução declarada de graça alcançada.

Dentro do conjunto de obras que compõem a exposição, “Com Pé com Cabeça”; torna-se necessário reconstruir esses significados. Nesse sentido, é que as formas de produção e de apropriação do enredo dadivoso do Ex-Voto ganha uma nova ‘roupagem’. O processo ritualístico naturaliza as práticas que o originaram. A “transcriação” desse Coletivo perpassa a aflição e remonta a uma comunidade criativa, muito além da dor e do sofrimento, em busca de algo que os eleve pela fronteira da comunhão sincrética, inspirando um xeque em Saussure, quando ele afirma que a linguagem falada deveria ter primazia. Aqui a linguagem silenciosa - icônica - se contrapõe ao ruído da fala, dando lugar a um expressivo jogo de comunicação virtual, entre a alma e Deus.


Dmtrius Cotta
Curadoria


Abertura: dia 06 de Setembro/ 2011
Hora: 20 horas
Período da exposição: de 06 a 30 de setembro
Visitação: 8h às 17:30h
Exceto aos Sábados, Domingos, feriados.
Não funciona a noite.
Local: Galeria Myralda em Sete Lagoas
www.galeriamyralda.blogspot.com
Tel.: 31 3772 7631
Av. Getulio Vargas, 91 / CEP- 35700 000
Sete Lagoas - Centro

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados