Curso de Restauro prorroga inscrições

Keila de Oliveira
Professora Cleuza Silvério restaurando uma obra de arte sacra
1
Thais Castro - Ass.Ação Cultural · Cuiabá, MT
22/6/2009 · 0 · 0
 

A Secretaria de Estado de Cultura e o Pontão Ação Cultural em Rede prorrogam até 10 de julho as inscrições para o primeiro Curso de Extensão em Restauração e Conservação de Peças de Gesso, Argila, Barro Cozido e Madeira do estado.

O ineditismo da proposta parte da pouca oferta de profissionais qualificados no trabalho de preservação e manutenção do patrimônio histórico, em contraste com a crescente demanda de serviços em Mato Grosso.

Os serviços voltados à restauração de peças históricas vêm crescendo no estado, abrindo um campo de mercado cultural ainda pouco explorado. O trabalho de preservação é permanente, e necessita de profissionais qualificados para exercê-lo no dia a dia. Vale ressaltar ainda que Cuiabá sediará a Copa do Mundo em 2014 e uma das metas do governo é trabalhar na restauração e preservação do patrimônio histórico.

Dentre os profissionais dedicados ao restauro de peças atuantes no estado, destacamos o professor Ariston de Souza na restauração de madeira, e a professora Cleuza Silvério no restauro de peças de gesso, argila e barro cozido.

Ariston Paulino de Souza é Técnico de Conservação e Restauração em Arte Sacra, com cursos na Escola Paulista de Restauro. Em Cuiabá já trabalhou como restaurador da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, da igreja Nossa Senhora da Guia, do Altar da Igreja de Nossa Senhora do Despacho, dos mobiliários pertencentes a Dom Aquino Correa e à Residência dos antigos Governadores e atualmente atua na restauração das peças do Museu de Arte Sacra.

Cleuza Maria Silvério é Pós-Graduada em Conservação e Restauração pela Universidade Federal do Paraná e já trabalhou com a restauração da pintura mural da Capela do Seminário São Luiz de Tolosa, em Rio Negro – PR, com obras de restauração de espaços culturais e atualmente é a restauradora das peças do Museu de Arte Sacra.

As inscrições poderão ser feitas no Museu de Arte Sacra, na Praça do Seminário da Conceição, ou pelo blog da Ação Cultural www.acaocultural.blogspot.com. As entrevistas com os candidatos ocorrerão nos dias 16 e 17 de julho, a lista de aprovados será publicada no dia 20 e as aulas terão início no dia 27 de julho às 18h30m no Museu de Arte Sacra. Serão 120 horas de curso divididas em cinco meses, com aulas todas as terças e quintas, das 18h30 às 21h30.

O curso não terá mensalidades, apenas a taxa de matricula para os candidatos aprovados no valor de R$ 200,00 que serão revertidos para a compra de materiais das aulas. A ementa completa está disponível no site.

O curso tem o apoio do Governo Federal através do Ministério da Cultura e do programa Cultura Viva do qual o Pontão Ação Cultural faz parte, e também do Governo do Estado através da Secretaria da Cultura de Mato Grosso.

Mais informações (65) 3028-6285 / 3028-6286

Clique aqui e acesse as fotos dos restauradores.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados