Poesia Necessária está de volta

1
Ação Cultural · Cuiabá, MT
25/3/2010 · 0 · 0
 

Este ano projeto volta com novos enfoques, mas nunca perdendo o objetivo pioneiro de levar a poesia para escolas públicas de Cuiabá

Poesia, fotografia, web rádio, web tv, criação de blogs, design e muito mais. É assim, cheio de novidades, que o projeto Poesia Necessária volta em 2010. Tendo o poeta Antônio Sodré como um dos idealizadores, o projeto nasceu em 2006 com o intuito de levar de forma mais aprofundada e também criativa a poesia em escolas públicas de Cuiabá.

De 2006 para cá o projeto foi realizado em duas escolas públicas da Capital, a Escola Estadual Raimundo Pinheiro e a Escola Estadual Francisco Ferreira Mendes, ambas na região do Coxipó. As oficinas de criação poética, interpretação teatral e poesia modernista, além de palestras com artistas e profissionais de diversas áreas, foram essenciais para, no final de 2008 e também em 2009, o Poesia Necessária lançar dois livros homônimos. Composto de poesias dos alunos do projeto, os livros ainda contaram com ilustrações do artista plástico Adir Sodré, irmão de Antônio.

Em 2010 o Poesia Necessária volta devido a contemplação no edital do Instituto HSBC Solidariedade, em que a Ação Cultural foi a proponente e que terá a duração de dois anos. “Um dos pontos essenciais do Instituto HSBC é que a solidariedade cria uma comunidade interligada em interesses e destinos, reforçando a responsabilidade e a cidadania de cada pessoa na construção de um mundo mais justo. Dessa forma, o Poesia Necessária casa exatamente com o Instituto por acredita na possibilidade de, através da poesia, mudar a realidade ou dar subsídios de um outro futuro para os participantes”, avalia a coordenadora da Ação Cultural, Viviene Lozi.

Além do edital do Instituto HSBC Solidariedade, em 2010 o projeto ganha novos reforços com editais do Ministério da Cultura. O Bolsa Agente Escola Viva, que oferece bolsas de auxílio para uma professora e três alunos desenvolverem trabalhos dando vivacidade à escola, e o Bolsa Agente Cultura Viva, que contempla quatro bolsistas do grupo de pesquisa Mídias Interativas Digitais (MID), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que trabalharão com o desenvolvimento de uma web rádio, web tv e mídias sociais em geral. Ainda completam o time com oficinas de criação de blog e design Anderson Monstrinho, coordenador de mídias do Pontão Ação Cultural em Rede, e com oficinas de fotografia e poesia em blogs Isa Sousa, coordenadora de comunicação do Pontão.

Para este ano as escolas escolhidas foram a Nilo Póvoas e o Centro Educacional de Jovens e Adultos Professor Antônio Cesário Neto, ambas localizadas próximas ao Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, onde a Ação Cultural está e espaço que dividirá com as próprias escolas algumas oficinas do projeto. “Hoje na Ação temos um infocentro com nove computadores que possuem softwares livres, um auditório amplo, televisão e midiateca, uma biblioteca com mais de 600 títulos da literatura brasileira que estarão disponíveis para os oficineiros e alunos explorarem ao máximo as possibilidades do local e do material”, diz Viviene.

Artes afloradas em 2010 – A junção de três editais e uma equipe de peso para a realização do Poesia Necessária por si só já causaria frison nos futuros jovens poetas do projeto. Porém, o Poesia, que começou suas atividades na última quinta-feira (11.03) com oficinas de criação literária com o poeta e professor Luiz Renato, tem conseguido logo no começo ir além.
Na primeira semana de março o Poesia começou a frequentar as duas escolas escolhidas para sensilizar e estimular os alunos a participarem do projeto. Em um momento, indagados pelo poeta Antônio Sodré a respeito do que achavam de tudo aquilo, uma jovem senhora da Cesário Neto respondeu: “amo poesia, sempre existe uma Cecília Meireles debaixo da minha cama, e todos os dias na hora do almoço leio para meus filhos”. Na Nilo Povoas, uma menina logo viu o que o projeto abordaria e mostrou a Luiz Renato umas poesias que havia escrito no caderno da escola. “É o quarto ano do Poesia Necessária e o quarto ano de um sonho idealizado em conjunto, sendo realizado em conjunto”, afirma Antônio Sodré.

Para o Poesia Necessária 2010 o trabalho final será um livro recheados de poesias e fotografias.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados