Pontão Ação Cultural de MT vai ao Teia Regional

1
Ação Cultural · Cuiabá, MT
28/2/2010 · 3 · 1
 

O Teia Regional – Encontro dos Pontos de Cultura da região Centro Oeste - ocorreu de 18 a 21 de fevereiro em São Jorge D’Aliança, uma pequena vila com cerca de 500 habitantes, dentro de Chapada dos Veadeiros, em Goiás. No encontro, além dos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal levarem representantes de Pontos, Pontinhos e Pontões de Cultura, o estado de Tocantins participou como convidado. O Pontão Ação Cultural em Rede e o Pontinho de Leitura Poesia Necessária, ambos localizados no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, foram representados por Viviene Lozi e Isa Sousa, respectivamente.

O primeiro dia (18.02) foi aberto com apresentação do mímico Abder Paz e do Mamulengo Sem Fronteiras com a participação do músico cearense Beirão, representantes do Ponto Invenção Brasileira, de Brasília. Já no segundo dia (19.02) os mais de 180 participantes foram recebidos na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, espaço do Ponto de Cultura de mesmo nome, pelo representante do Tocantins, Márcio Belo, que fez aquecimento através de percussão corporal com os participantes.

Após Márcio Belo, os representantes dos Pontos se apresentaram e pela tarde o Regimento Interno do Teia foi lido e discutido, já que é a principal ferramenta para que demandas e a elaboração de propostas voltadas a região Centro Oeste e Tocantins sejam levadas ao Teia Nacional, que acontece em Fortaleza no mês de março.

No sábado (20.02) os Grupos de Trabalho (GT’s) foram divididos em Cultura Popular, Artes Cênicas, Música, Comunicação, Gestão social e Culturas Indígenas. Fazendo parte da programação, pela tarde os participantes conheceram o Vale da Lua, um complexo de cachoeiras localizado a menos de 6 km de São Jorge. A noite os estados se reuniram para organizarem suas plenárias. Na manhã de domingo (21.02), último dia do Teia, todas as propostas foram lidas e passaram por votação.

Uma das principais resoluções do Teia Regional Centro Oeste é que os estados tem que estar bem articulados para chegarem ao Teia Nacional com propostas definidas. “Enquanto todo o Centro Oeste e Tocantins têm, aproximadamente, 200 delegados para chegarem ao Teia Nacional, temos estados como São Paulo com um número de 400 delegados. Precisamos agir e acredito que o encontro aqui em São Jorge serviu para nos unir”, afirmou Walter Cedro, representante do Distrito Federal e um dos organizadores do Teia Centro Oeste..

Mato Grosso em peso – Apesar da presença de todos os estados da região Centro Oeste, sendo Tocantins como convidado, é preciso ressaltar que Mato Grosso, com 56 delegados de Pontos, Pontinhos e Pontões de Cultura, bem como representantes da Secretaria de Estado de Cultura e os mestres da viola-de-cocho souberam como ninguém mostrar a diversidade cultural presente em Mato Grosso.

A cultura popular do estado se fez presente nas duas apresentações realizadas pelos mestres da viola-de-cocho, uma de Siriri, na noite de sexta-feira e uma de Cururu, no encerramento do evento. Além disso, etnias indígenas e quilombolas marcaram presença.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
eduardo ferreira
 

em mato grosso, a teia cresce! pontos para essa trança de ações múltiplas e altamente pertinentes. esse avanço das redes conectam o estado para além da tradição periférica secular.

eduardo ferreira · Cuiabá, MT 1/3/2010 16:34
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados