Radiotube - A rede social da rádio comunitária

Rosângela Fernandes / Criar Brasil
Radiotubianos em ação
1
André Lobão · Rio de Janeiro, RJ
31/8/2008 · 115 · 1
 

Uma iniciativa pioneira no mundo do rádio que promete revolucionar a construção coletiva do conhecimento, em especial entre comunicadores populares ligados à radiodifusão. Trata-se do RadioTube – Rede de Cidadania, a mais nova comunidade de relacionamentos da internet, que entrou no ar no último dia 12 de agosto.

Mistura de Orkut com YouTube, o espaço vai permitir a construção de uma página pessoal, além de fazer downloads e uploads de produções de áudio e texto, como entrevistas, spots, músicas e radionovelas. O projeto é desenvolvido pela ONG Criar Brasil - Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio - e conta com o patrocínio da Petrobras.

O site, que vai ter em uma segunda fase recursos como chat, vídeos e fotos, adota como política geral de publicação uma licença do Creative Commons. O projeto inclui ainda a capacitação de 60 jovens de todo o país para o uso da nova ferramenta.


A idéia do RadioTube – Rede de Cidadania surgiu de pesquisa do Criar Brasil junto a emissoras de rádio comunitárias, educativas e comerciais de pequeno porte em diferentes estados, onde foi constatado que 98% delas estavam dispostas a veicular produções de outras emissoras. Desses radialistas, 92% acessam a internet mais de duas vezes por semana e 71% têm condições técnicas para receber materiais por meio da rede.


"Percebemos aí uma oportunidade de aproveitar a onda das redes colaborativas para democratizar o conhecimento e estimular o debate de temas relevantes, como a cidadania. Há 14 anos o Criar produz material radiofônico e capacita comunicadores populares. Agora, vamos atuar como moderadores dessa rede estimulando a troca de produções.", explica Rosangela Fernandes, coordenadora do projeto.

O Criar Brasil delineou o RadioTube – Rede de Cidadania como uma ferramenta para intensificar a troca de conteúdo dentro do projeto "Rede de Cidadania nas Ondas do Rádio". Este, iniciado em 2007, visa à integração de comunicadores e participantes de projetos sociais. Para isso, também capacita jovens para a criação e veiculação de produtos radiofônicos com temas de cidadania, além de estimular o desenvolvimento de atividades complementares, como debates e entrevistas.

Apesar de o RadioTube – Rede de Cidadania facilitar a troca de arquivos, o Criar Brasil vai continuar a oferecer às emissoras que fazem parte da sua rede de rádio o material radiofônico em CD.


www.radiotube.org.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Zezito de Oliveira
 

Parabéns!!!
Excelente projeto e merece ser bastante divulgado.
Tal qual o nosso overmundo.
Abraço a todos (as)

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 1/9/2008 10:23
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados