Diário – Preliminares de 2013: Quarta-feira 12/12

Cobertura Colaborativa Preliminares
Debates no Matilha Cultural na quarta-feira de Preliminares.
1
Renan Moreira · Poços de Caldas, MG
14/12/2012 · 2 · 0
 

As Preliminares seguem com discussões cada vez mais transversais, “laboratorizando” São Paulo-SP com estudos de casos e problemáticas que se repercutem em várias cidades do país. No segundo dia de participação do Coletivo Corrente Cultural – e quinto da programação –, as Preliminares foram conduzidas no espaço Matilha Cultural, iniciando-se com o I Encontro Lab Ninja e a discussão da linha tênue entre Cultura e Educação, o debate sobre “Mobilidade Urbana” com o Coletivo Sampapé, Projeto Rios e Ruas, Bike Anjo, entre outros.

A todo momento a conexão com o sul de Minas é inevitável. Talvez pela notória proximidade pela qual elegemos muitas vezes São Paulo como nossa capital, a cidade maximiza e evidencia culturas e políticas vividas na região sul do estado de MG que mesmo de uma forma micro, dentro de um contexto de uma cidade menor torna-se tão relevante quanto.

Foi assim quando Edson do Sampapé criticou a falta de consulta popular na implementação de malhas rodoviárias urbanas, como nossas avenidas centrais que ganham uma terceira via para carros e nunca para trens ou bicicletas. Foi assim também quando Pedro e Jonaya, do Lab Ninja, se somam a Felipe Castro, que traz uma experiência sua junto da Ashoka relevando a formação de socioeducadores na Índia, e apresentam formas de contestação da educação formal, contrapondo tradicionais modelos de ensino a favor do entendimento da educação como algo menos tecnicista e mais participativo, vislumbrando o uso e abastecimento de tecnologias sociais.

Não obstante, o ciclo de debates Primaveras trouxe à tona as novas concepções de Direitos Autorais e a propagação do Conhecimento Livre. Um ambiente ainda difuso do ponto de vista de profissionais mas que já começa a ter cases de sucesso: a música que já se adianta e encontra o show como forma legítima de monetarização da arte. Mas o debate vai além e provoca às outras fontes de conhecimento e expressões artísticas que definitivamente se encontre nessa remixofagia da cultura 2.0.

Ao mesmo tempo, diante dessa fonte de conteúdos que se transversalizam na cultura, a conexão entre os agentes do Corrente Cultural e outros participantes do Preliminares é constante: surgem papos, troca de experiências, vivências, sorrisos e identificações. Fluxos plurilaterais de informação que alimentam movimentos para 2013 e colocam a Comunicação como elemento chave da mudança cultural que queremos.

Antes de dormir uma reunião na CAFESP sobre o planejamento da Mídia Livre FdE para os próximos dias, já mirando janeiro de 2013: a plataforma Overmundo, e a participação do Fora do Eixo como uma das gestões desse portal jornalístico.

Participaram no microfone: Jonaya de Castro, Pedro Markun, Felipe Castro, Coletivo Lavoura, Sampapé, Rios e Ruas, Marcelo Leonardi (Google), Guilherme Cianfarani, Bianca Santana, Guilherme Teixeira e Ana Flávia (Fábrica de Cultura), Diná, Daniela e Jussara (Esquadrão do Bairro), e Mirica (Sec. de Cultura – SP).

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados