Na semana passada a Pós TV foi palco de uma entrevista no sul de Minas com Daniel Tygel, da Cooperativa EITA - Educação, Informação e Tecnologia para a Autogestão, que pautou o projeto Quem São os Proprietários do Brasil, desde sua criação à campanha que visa a captação de recursos junto à mobilização civil. A entrevista foi coordenada pelo Coletivo Corrente Cultural.
Mas quem são estes proprietários afinal, e de que campanha está se falando?
Iniciativa do Instituto Mais Democracia (IMD) e da EITA, a campanha ‘Quem São os Proprietários do Brasil’ tem o objetivo de revelar quais são as empresas com a maior concentração de poder econômico no paÃs à partir de um ranking, chamado de ‘Ranking dos Proprietários do Brasil’. A lista ordena as empresas de acordo com seu Ãndice de poder acumulado, protagonizando a Telefônica SA como a atual liderança desta pirâmide.
Descobriu-se à partir do Ranking, que por trás de nomes famosos como Odebrecht, Vale, Andrade Gutierrez, Camargo Correa, Gerdau, Oi/Telemar, Bradesco, Pão de Açúcar e a própria Telefônica, existem várias outras empresas e pessoas (!), conectadas entre si, que geram um subproduto do Ranking: uma representação gráfica, neural, da estrutura societária destas empresas, ou seja, as redes por trás dessas empresas conhecidas.
O que se tem depois são resultados que ameaçam a democracia econômica do paÃs. Estas redes mostram que as verdadeiras empresas e grupos que estão por trás destes nomes rankeados, não são conhecidas, e muitas delas sequer tem uma logo ou aparecem em uma pesquisa do Google. Como exemplo, a Wilkes Participações SA, controladora do grupo Pão de Açúcar, adorável pela sua legitimidade quase patriota. A Wilkes sequer brasileira é. E a campanha vai além: Dorothéa Steinbruch, uma das controladoras do grupo Vicunha/CSN, tem um poder acumulado 27 vezes maior do que Eike Batista.
Mediante dados superficiais como esses, que podem ser verificados mais a fundo e melhorados através de novas colaborações no endereço www.proprietariosdobrasil.org.br, fica claro o instrumento poderoso de mobilização social que está sendo criado. Nada mais custoso para esse projeto que a tentativa de permear a mÃdia tradicional - vale lembrar que mesmo com corporações de capital fechado como as Organizações Globo ficando de fora deste Ranking, inicialmente, os grandes nomes das telecomunicações Telefônica e Oi/Telemar estão no topo desta cadeia.
Por isso, e pelo comprometimento de não se vincular a qualquer organização privada, a campanha ‘Quem São os Proprietários do Brasil’ está apostando na plataforma Catarse.me, onde requisita até o dia 05 de abril o recurso para a segunda etapa do projeto, que será a inclusão de 100 empresas de capital fechado com maior faturamento e o cruzamento de todos estes dados com os financiamentos de campanha, repasses do BNDES e do governo federal.
A mobilização de recursos pode ser acessada através do link http://catarse.me/pt/portalproprietariosdobrasil.
Para conhecer mais sobre o projeto, leia também a edição especial do Jornal dos Economistas (CORECON e SINDECON-RJ) sobre a campanha: http://www.corecon-rj.org.br/pdf/JE_fevereiro_2013.pdf
Assista à gravação da Pós TV com Daniel Tygel: http://correntecultural.com/site/conteudo/ver_noticia.php?id_noticia=399
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!