ENCANTADORES DO SERTÃO FAZEM O FORRÓ NO INTERIOR

Encanatadores do Sertão
Cantador Onias e Milton da Pé-de-Bode
1
Gonçalo · São João do Piauí, PI
16/11/2009 · 0 · 0
 

ENCANTADORES DO SERTÃO
FAZEM O FORRÓ NO INTERIOR (FURUM FURUM FIRIM)

Talvez inspirados pelo grande mestre Luiz Gonzaga, “o Rei do Baião”, os organizadores do Projeto Encantadores do Sertão estão colocando o pé na estrada e realizando os encontros de culturas sertão adentro, fazendo o “Forró no Interior” (Furum Furum Firim). Foi o que aconteceu neste sábado, 14 de novembro, quando vários artistas encantadores do sertão lotaram duas vans com destino à comunidade Boa Cica, localizada no município de Pedro Laurentino, a 25 Km de São João do Piauí. Foram mais de quatro horas de festa autenticamente sertaneja.

Entre os artistas, os sanfoneiros Ricardo, Raul, Jonas, Seu Carlitos, Dominguinhos do Acordeon, Jovaldo, Elias, Neguinho do Acordeon, Bruno e Milton da Baixa, esses dois últimos tocaram a sanfoninha pé-de-bode. Contudo, sem nenhum demérito aos demais, foi Seu Carlitos, 86 anos, “o Carlitão de Aço com seus cento e vinte baixos”, como o artista se autodenomina, que fez o povo entrar pra valer no forró! O chão de piçarra em frente a uma escola municipal não era muito propício para o arrasta-pé, mas o toque macio da sanfona de Seu Carlitos, funcionou como um elixir, provocando um efeito mágico sobre os presentes.

Além dos sanfoneiros, prestigiaram o sarau a Banda de Pife Encanatadores do Sertão, liderada pelo pifeiro Julimar do Pife, os cantores Cacau, Tita Brega, Manoel Gomes, Onias e Orlando, pai e filho, ambos da comunidade Boa Cica. E as cantoras Daguia, Ana e Luciana. Os zabumbeiros Irineu e Edson (Quibobô), os pandeiristas Dedício, João Caio e Santim, o poeta Altino Mariano e os brincantes do Batuque do Mestre Luizinho do xubéu. A festa estava quase chegando ao fim quando o vaqueiro e cantador Onias apresentou um lindo aboio, uma espécie de canto com o qual os vaqueiros se comunicam com o gado, cujos temas são a vida do sertanejo, dos animais e a própria lida diária com o rebanho. E para completar o espetáculo, o cantor Manoel Gomes, emocionou a todos ao cantar o clássico "Luar do Sertão" (Catulo da P. Cearense), no qual há o trecho “Ai que saudade do luar da minha terra, lá na serra branquejando folhas secas pelo chão”.

O forró no interior da Boa Cica só acabou depois das doze badaladas noturnas, mas não sem os reclamos dos forrozeiros, que ainda queriam mais. Houve gente pedindo que retornássemos o quanto antes, pois festa igual nunca se viu! E como dizia o “Velho Lua”, na música “Forró de Cabo a Rabo”: “Vige como eu tô feliz, olha só como eu tô pago. Aquilo é que é forró é forrozão de cabo a rabo”.

Professor Gonçalo Carvalho Filho,
Um dos organizadores do Projeto Encantadores do Sertão

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados