EnCantadores do Sertão No Global Rock Art
– A aldeia e o mundo irmanados pela cultura
O Global Rock Art está acontecendo desde o dia 29 de junho e se estenderá até o dia 03 de julho, cujo palco é a Serra da Capivara, Berço do Homem Americano, situada em plena caatinga, na cidade de São Raimundo Nonato – PiauÃ.
Considerando-se que o evento reúne pesquisadores, estudantes e pessoas outras interessadas no estudo, conservação e divulgação das manifestações rupestres, dispostas a apresentar seus trabalhos e informações relacionadas a todos os continentes, e mais, que o Global Rock Art pretende mostrar que a globalização não é um fenômeno recente, posto que o homem desde o seu berço africano vem ocupando todos os continentes e trazendo consigo um lastro de cultura, amálgama da experiência humana no Planeta, portanto, cultura global que o Global Rock Art traduz também quando incorpora a suas apresentações a arte do sertão do sudeste do PiauÃ, a exemplo do pife do tocador Julimar do Pife, do Batuque de Negros e Negras do Mestre Luizinho do Xubéu ou ainda o som da sanfona pé-de-bode, executado pelo Bruno da Pé-de-Bode e pelo Milton da Baixa.
Foi com o espÃrito da cultura humana globalizada que o Global Rock Art contemplou os artistas do Projeto EnCantadores do Sertão, uma iniciativa da coordenação do Pólo da UAB – Universidade Aberta do Brasil em São João do PiauÃ, que há um ano vem mobilizando os artistas e as forças sociais do municÃpio em busca do reconhecimento e valorização dos artistas e das manifestações da cultura do sertão. O Projeto conta ainda com as parcerias da Associação Cidadania Verde, Associação Comunitária de Rádio e do Portal Sanjoanense na Internet.
Os artistas EnCantadores do Sertão se apresentaram na sede da Fundação Museu do Homem Americano – FUMDHAM e chamaram a atenção dos presentes, pessoas de diversas nacionalidades, muitos só conheciam a nossa cultura através da literatura de João Guimarães Rosa ou Graciliano Ramos e ficaram boquiabertos ao som do Julimar do Pife, que tocou “Asa Branca†de Luiz Gonzaga e “O Canto da Ema†de João do Vale, entre outras músicas representativas da vida e da cultura do sertão. Houve turista que também disputou espaço para fotografar ao lado dos brincantes do Batuque de Negros e Negras ou dos sanfoneiros Bruno e Milton da Baixa. Um encontro maravilhoso de culturas, o sertão e o mundo, a parte e o todo irmanados pela cultura.
Profº Gonçalo Carvalho Filho,
Coordenador do Pólo UAB em São João do PiauÃ
e Agitador Cultural.
Opa, Gonçalo,
Mais um relato ótimo sobre os EnCantadores.
E essa descoberta (pra mim, é claro) do Global Rock Art... - esse evento que tem nome de festival de música americana e é um show de arte rupestre! :) Fiquei muito curioso com o Global Rock Art. É uma iniciativa da própria UAB? Há previsão de levá-lo para outras cidades do Brasil? De onde parte a idéia?
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!