Na Semana da Consciência Negra, onde tiveram diversos pólos de discussão em torno da temática racial, no Amapá se comemorou essa semana com debate e celebração.
Reunindo comunidades tradicionais de todo o Estado, com seus mestres e jovens, durante toda a semana aconteceu o Encontro dos Tambores, uma semana de festa, com vendas de comidas e bebidas tÃpicas das comunidades negras do Amapá. O Encontro é uma das maiores festas do estado. Um verdadeiro momento de alegria, onde todos dançam, se divertem e proclamam seus santos protetores. É também um momento de intensa religiosidade, que conta com a presença de descedentes diretos de escravos e que ainda moram quilombos, como o Quilombo do Curiaú, o segundo quilombo mais antigo do Brasil.
Todas as noites foram comemoradas com muito batuque e marabaixo, manifestações culturais negras tÃpicas do Amapá, onde as comunidade puderam apresentar suas canções por meio de uma dança circular. Um lindo espetáculo sonoro e visual, repleto de cores e significados. Toda a capital, Macapá, se mobiliza para participar da festividade, uma das mais linda manifestações negras do Brasil.
Os agentes do Fora do Eixo estavam lá, participando da programação e conversando com o protagonistas do Encontro: os mestres Negros do Amapá.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!