Fundação Ema Klabin participa VI Encontro

1
MidiaBrazil · São Paulo, SP
24/10/2012 · 1 · 0
 

A Fundação Ema Klabin sediou no último dia 18 de outubro, o segundo dia do VI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas. O evento teve como objetivo compartilhar experiências e discutir as relações entre o museu e seu contexto urbano, e contou com a participação de estudantes, profissionais das áreas de turismo e museologia.

Foi realizada a mesa-redonda “Fundação Ema Klabin: da proposta museológica à realidade atual: uma reflexão”, que teve a participação do Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, do curador da Fundação Ema Klabin, Paulo de Freitas Costa, do curador da Fundação Eva Klabin/RJ, Márcio Doctors, e da professora titular em Museologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP, Maria Cristina Oliveira Bruno.

O curador da Fundação Ema Klabin, Paulo Costa, levantou importantes questões sobre a viabilidade econômica de casas-museus, sobre as vocações possíveis para esse tipo de museu e sobre a necessidade de se preservar integralmente os ambientes da casa e as formas de fazê-lo. Lembrou que essas casas são verdadeiros documentos da memória da cidade e que a união de esforços da categoria é fundamental para que essas instituições se fortaleçam.

“A Fundação Ema Klabin é um raro caso de uma residência preservada e extremamente documentada, como uma cápsula de tempo, com potencial riquíssimo para pesquisas sobre o colecionismo, sobre a história social e a história do bairro e da vida cultural da cidade”, salientou o curador que lembrou ainda que a Fundação também pode desempenhar um papel importante no estudo e difusão das artes decorativas, largamente ignoradas pelos meios acadêmicos e museus.

O curador da Fundação Eva Klabin/RJ, Márcio Doctors, falou do Projeto Respiração que realiza intervenções artísticas contemporâneas no espaço da casa, criando diferentes leituras de um mesmo acervo, revitalizando e atualizando a casa-museu carioca.

A professora Maria Cristina Oliveira Bruno destacou a importância do Encontro na busca de novas rotas para as instituições museológicas, e elogiou as conquistas e a qualidade do trabalho realizado pela Fundação Ema Klabin, que se consolidou como um museu-casa de colecionador, preservando e difundindo a coleção e a memória de D. Ema, socializando esses bens com o público.

Fechando a mesa redonda, o Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, falou sobre as Leis de Incentivo Fiscal e da necessidade que os museus trabalhem em rede formando parcerias. Ressaltou, ainda, a importância de se realizar um debate público sobre o futuro de nossas instituições, como sempre fez a Fundação Ema Klabin.

Também estiveram presentes ao evento, o presidente da Fundação Ema Klabin, Celso Lafer e a curadora do acervo artístico-cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e organizadora do VI Encontro, Ana Cristina Carvalho.

O VI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas aconteceu de 17 a 19 de outubro, além da Fundação Ema Klabin, o Encontro ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, Casa Guilherme de Almeida e na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.



Fundação Cultural Ema Gordon Klabin

Oficialmente registrada em 1978, a Fundação Cultural Ema Gordon Klabin é uma instituição sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública federal, que tem por objetivos a promoção e divulgação de atividades de caráter cultural, artístico e científico, além da transformação da residência de Ema Gordon Klabin em museu aberto à visitação pública, desde março de 2007.

A Instituição possui um valioso acervo, todo catalogado, totalizando 1.545 peças, que estão disponíveis para consulta no seu site. Entre elas, pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segall; talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época, peças arqueológicas e decorativas.

A Fundação também catalogou 3.437 livros da biblioteca, e o arquivo pessoal de D. Ema, que conta com mais de seis mil documentos e 2.160 fotografias. O estudo da coleção vem sendo realizado de forma contínua, e já foram pesquisadas em profundidade mais de 200 peças.

Mais do que conservar, pesquisar e expor obras de arte, a Fundação Ema Klabin, procura atrair o público com uma programação cultural diversificada com shows musicais de alto nível, exposições, palestras, cursos, encontros com artistas, oficinas, visitas monitoradas para escolas e para o público em geral. A maioria das atrações tem entrada franca ou preços populares.

A Fundação Ema Klabin fica na Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo. As visitas são orientadas e acontecem de terça a sexta: às 14h, 15h e 16h. Devem ser previamente agendadas pelo telefone (11) 3062 5245 ou pelo site www.emaklabin.org.br



compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados