Um dos impactos do Grito Rock Brasil nas cenas independentes das cidades brasileiras é o incremento no que tange a circulação de bandas indies em todo o país.
Em termos numéricos, com quase toda as programações divulgados, já ultrapassam a casa dos cento e cinquenta o montante de bandas escaladas para compor o set list do maior festival integrado já visto na história da música independente do país, que reúne numa rede de ações, vinte cidades alocadas em quinze federações brasileiras.
Em Cuiabá, exemplos de casos é que não faltam para comprovar essa verossimilhança. O ano de 2007 começou próspero para o cenário da música independente chapecruz, já que são nove o número de bandas escaladas para circularem o Grito Rock Brasil , sem contar aquelas já confirmadas para festivais independentes que seqüenciarão a produção integrada, como o Festival Alimento da Alma (MADA), um dos maiores do país com sede em Natal (RN), e a primeira edição do Festival Fora do Eixo, que assim como o Grito Rock, teve suas articulações descambadas pelo Instituto Cultural Espaço Cubo, que em sua agenda anual, tem o Festival Calango como uma de suas maiores produções.
Entre as convocadas para os Gritos integrados estão as a Asthenia, que se apresentará no Grito Rock Uberlândia, a Rhox e a Aoxin escaladas para o Grito Londrina, a Chilli Mostarda, que fará três cidades durante o Grito, Jaú (SP), Mogi das Cruzes (SP) e Rio Claro (SP), a Lazy Moon, que foi convidada a participar do Grito Floripa, mas não poderá se apresentar, em virtude da escassez de recurso, já que tem show agendado em Rio Claro (SP), onde foram selecionadas em primeiro lugar para o Festival de Rock Feminino, e a Claudia's Parachute e Lord Crossroad, ambas convidadas para o Grito Goiânia. Além delas, as top indies da cena brasileira Macaco Bong e Vanguart têm ambas shows agendados no Rec Beat, festival que reúne diariamente cerca de vinte mil pessoas, no Cais da Alfândega, em Recife, sem contar com as bandas Fuzzly e Revoltz, ambas radicadas atualmente em São Paulo , que compõem, junto aos Vangs e os Bongs, o hall das selecionadas para a primeira edição do Festival Fora do Eixo, que será realizado em São Paulo , pelo movimento com nome homônimo.
Inclusive foi via Circuito Fora do Eixo, explica Pablo Capilé, movimento que já reúne quinze estados, é que o Grito Rock Brasil foi articulado. “Fizemos o Grito Rock aqui em Cuiabá durante quatro anos seguidos. Com a consolidação dos trabalhos em rede de produtores, jornalistas e bandas, nessa perspectiva de integração de cadeias produtivas, começamos a discutir a possibilidade do festival integrado, e em menos de doze horas já eram mais de dez cidades na rede do festival”, revela.
Com a experiência do festival viral, defende ele, que mais se equipara ao uso de um software livre cujo código fonte é aplicado conforme peculiaridades de cada cena, várias cidades, outrora alijadas da movimentação Fora do Eixo, começaram a sentir o efeito da articulação.
Boa Vista (RR) é um exemplo, cidade ainda não integrada, pois terá como poucas vezes, uma de suas bandas tocando fora de suas fronteiras. “Em suma, são mais bandas circulando, inclusive na comparação com os maiores festivais do gênero, know-how sendo intercambiado e novos projetos saindo das canetas. Cuiabá, sem dúvida, está colhendo os frutos desse trabalho de integração do Circuito Fora do Eixo”.
A capital de MT, inclusive, é espelho deste momento histórico presenciado pela cultura brasileira. Nesta quinta edição do Grito Cuiabá, doze estados estarão representadas pelas trinta e seis bandas que tocarão em três dias, 17, 18 e 19, no Clube Feminino.
O Festival inclusive entrou para o calendário de festividades carnavalescas da Prefeitura de Cuiabá, hoje uma co-realizadora da ação.
Para saber mais sobre o Grito Rock Brasil, acesse http://www.gritorock.com.br .
ótima iniciativa! niterói será representada por duas bandas (shar e espaçonave) que tocarão na edição carioca do evento.
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 13/2/2007 15:48Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!