HOTXUÁ, A DANÇA E A BÍBLIA

Sinvaline
Aprac Krahô
16
Sinvaline · Uruaçu, GO
27/7/2015 · 16 · 1
 

No cerrado ainda preservado no Estado do Tocantins se escondem os índios krahôs. São homens, mulheres e crianças em busca de manter sua tradição, de aumentar a família e mais que tudo viver a principal cultura indigena: a cultura do prazer.

Cheios de sabedoria resistem no tempo contra a civilização que invade a aldeia nos encontros e no dia a dia...

Nesse contexto está o palhaço, o Hotxuá representado por Ismael Aprac Krahô na Aldeia Mangabeira no Estado do Tocantins. Nasceu na Aldeia Galheiros , não estudou quando pequeno, aprendeu com os pais e avôs a pescar,caçar, tecer, os rituais e especialmente a arte de ser Palhaço.

O Palhaço é uma figura importante na comunidade indígena Krahô, pois ele tem a função de alegrar seu povo, principalmente as crianças. O Hotxuá é muito respeitado na sua comunidade e recebe até prêmios.

Sua arte ficou conhecida fora do convívio indígena e se tornou filme, produzido pela Caniban Produções Cinematográficas direção de Letícia Sabatella e Gringo Cardia. Com isso Ismael Aprac ganhou fama e faz viagens por todo o Brasil. Segundo ele ir ao Rio, Salvador, Campo Grande e outras cidades é um grande privilégio, pois conhece mais pessoas para aprender mais.

Ismael Aprac com 60 anos de idade está na escola aprendendo a ler e escrever, está feliz. Ao ser indagado pela vida em família, ele cabisbaixo diz:

- Tá todo mundo bem, nois come, assa peixe, e agora nois tem o livro do Deus, todo indio tem seu "biblim" ...

Biblim é a Bíblia, a família se tornou evangélica e com isso ele acredita que ajudou muito, tirou a cachaça, o fumo e outras "coisas ruins" da aldeia.
Com o olhar firme e o pensamento longe, engasga, baixa a cabeça e diz:

- Eu posso fazê minha brincadeira, alegá criança, mas num posso dançar...

O Hotxuá tem um ar de que não entende o que se passou, olha os filhos e netos, sabe que precisa preservar sua cultura e também ter o "livro do deus"...

Ainda bem que ele está aprendendo a ler ...

Que Papã o proteja!

compartilhe

comentários feed

+ comentar
lucaspinduca
 

Alguém lê rápido por favor, a parte que fala da dança em nome de Jesus? Mirian dançou, Davi dançou, e vários outros dançaram...

lucaspinduca · Cabo Frio, RJ 30/1/2019 18:28
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados