Jovens vão mapear ações culturais nas comunidades

Klebeandeson Duarti
2o. encontro na comunidade de Tabajaras/Morro dos Cabritos
1
Angela Nogueira · Rio de Janeiro, RJ
27/9/2011 · 1 · 1
 

Programa Juventude Transformando com Arte abre novos espaços de troca: o primeiro encontro do projeto Intercâmbios JuventudeArte acontece no Rio

No último sábado, dia 17 de setembro, teve início o projeto Intercâmbios JuventudeArte, em que cerca de 45 jovens das comunidades do Cabritos/Tabajaras (Copacabana), Providência (Centro) e Salgueiro (Tijuca) irão levantar informações sobre iniciativas culturais nas três favelas para a criação de um mapa/guia de forma colaborativa. A previsão de conclusão do trabalho é dezembro de 2011.

“Os intercâmbios visam estimular e fortalecer lideranças jovens nas comunidades, integrar juventudes e territórios da cidade e dar visibilidade às ações culturais de cada local. Os mapas/guias produzidos pelos jovens vão mostrar o que a juventude reconhece como identidade e expressão da cultura da sua comunidade”, afirma Angela Nogueira, coordenadora do projeto.

O projeto prevê um total de nove encontros, aos sábados. A primeira etapa visa integração do grupo, debate sobre cultura, sensibilização para a coleta de dados nas comunidades e noções de criação de identidade visual. O objetivo é fornecer as informações necessárias para que os jovens possam participar de todo o processo, em conjunto com especialistas em mapeamento, em políticas públicas, em designer, em arte e educação.

A partir desse primeiro momento, terão início as caminhadas nas comunidades, quando o grupo entrevistará pessoas em busca das expressões culturais de cada uma das três favelas. “A caminhada será muito importante, porque é daí que as histórias vão emergir. Uma caminhada que representa o direito à cidade. Jovens de diferentes comunidades vão transitar em lugares que antes não caminhavam”, avalia Marcelo Princeswal, pesquisador do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa sobre a Infância (Ciespi). Além de fazer entrevistas, os jovens também produzirão imagens, depois de capacitados pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip).

“Eu acredito que vamos encontrar muitos talentos desconhecidos com o mapeamento. Tem muita gente que faz coisas fora da comunidade. O nosso grupo trabalha fora, dando aulas, fazendo workshops e dançando”, exemplifica Mario Orlando Domingos Manuel, jovem que participa de grupo de dança de rua, do Cabritos/Tabajaras .

Segundo Leimar Correia, passista do Bloco Raízes da Tijuca, do Salgueiro, “o projeto vai nos ajudar a circular mais dentro da comunidade. Eu fiz a trancinha no cabelo e ela [aponta para outra moradora do Salgueiro] não sabe quem fez”, conta.

Nos últimos encontros o grupo debaterá a produção do mapa. Por meio da criação de uma publicação, o projeto irá fortalecer a troca de informações culturais no interior de cada comunidade, entre diferentes comunidades, bem como possibilitará a criação de vínculos entre essas localidades e o seu entorno, favorecendo maior integração na cidade do Rio de Janeiro.

PARCERIAS - Patrocinado pela Light e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura/Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto Intercâmbios Juventudearte é uma realização do Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP) e tem a parceria da UPPSocial no apoio à articulação com aquelas comunidades.

Os encontros têm conteúdos e dinâmicas de integração desenvolvidos por educadores de organizações com reconhecida experiência no trabalho com juventude, arte e cultura no Rio de Janeiro: Instituto de Arte Tear, Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância CIESPI/ PUC – Rio), Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP) e Ação Educativa, de São Paulo. Fotógrafos do Imagens do Povo, do Observatório de Favelas vão registrar momentos dos encontros.

Nas comunidades, pessoas de referência e várias organizações estão envolvidas , seja na divulgação entre os jovens ou na cessão de espaço para os encontros: Centro Cultural Ação da Cidadania, Favelarte, Associação de Moradores do Morro da Providência, Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias, Associação Pró-Melhoramentos do Salgueiro , Associação de Moradores do Morro dos Cabritos e o Círculo Cultural Abraço da Paz e a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, em Ipanema.

Para saber mais, acompanhe o projeto no blog:

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Angela Nogueira
 

para ver mais sobre o projeto entre no blog http://juventudearte.blogspot.com/

Angela Nogueira · Rio de Janeiro, RJ 27/9/2011 20:00
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados