Juventude rural sem fronteiras

Gustavo Stephan
Moradores de treze estados brasileiros se preparam para o II Intercâmbio
1
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ
21/6/2008 · 125 · 1
 

Conhecer novas culturas, paisagens e sotaques é uma aventura que amplia horizontes e transforma paradigmas. Assim é o II Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, evento que começa no dia 28 de junho e segue ao longo do segundo semestre promovendo novas experiências a 120 jovens agricultores de 13 estados brasileiros.

Onze organizações não-governamentais que investem em projetos de Educação do Campo estão participando da iniciativa. Durante os cinco meses, os intercambistas terão uma vivência de duas semanas em outro meio rural, quando poderão conhecer o trabalho realizado por instituições congêneres e trocar informações visando o aperfeiçoamento mútuo e a melhoria da formação da juventude brasileira que vive no campo.

Enviando uma dezena de jovens e recebendo o mesmo número, as organizações apresentarão suas metodologias de ensino e/ou formação, propiciando aos participantes conhecer diversos tipos de unidades familiares de produção, agroindústrias, comunidades remanescentes, tecnologias alternativas etc.

O intercâmbio do jovem Agostinho Crocetta, de Lauro Müller (SC), será em novembro, mas a expectativa já é grande para sua viagem rumo ao SERTA, ong que desenvolve projetos de educação em Pernambuco.

- Conheci alguns jovens do SERTA durante a II Jornada Nacional do Jovem Rural, no ano passado. Vai ser bom reencontrá-los e conhecer o local e a realidade em que vivem. Também pretendo compartilhar as experiências do meu território, o que aprendi que posso passar para outras pessoas”, diz o jovem, egresso da ong Cedejor.

O II Intercâmbio é promovido pela Rede de Fortalecimento Institucional do Jovem Rural, um projeto coletivo formado por seis instituições (saiba quais) que promovem ações de cooperação e defesa conjunta da causa do jovem rural brasileiro.

“O Intercâmbio tem como objetivo favorecer a integração de jovens rurais e estabelecer uma rede focada no empreendedorismo, permitindo ações de transformação nos territórios rurais”, afirma Luiz André Soares, consultor de Projetos Sociais do Instituto Souza Cruz, uma das organizações promotoras.

Os estados envolvidos neste II Intercâmbio são: Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pará, Maranhão, Espírito Santo, Bahia, Paraíba e Pernambuco.

I Intercâmbio da Juventude Rural
O I Intercâmbio foi realizado em novembro de 2006, reunindo cerca de 80 jovens e educadores rurais oriundos de sete estados: Bahia, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
joaoyoga
 

Olá, amigos Rurais, porque não dizer amigos da Natureza também!
Muito boa idéia, tomara que possamos cada vez mais nos reunirmos para integrar os falores de cada região e trocas de experiências . Paz verde a todos, João Luis Mosimann .

joaoyoga · Rondonópolis, MT 21/6/2008 21:00
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Luiz André Soares, do Instituto Souza Cruz zoom
Luiz André Soares, do Instituto Souza Cruz
Jovens rurais reunidos em plenária zoom
Jovens rurais reunidos em plenária
Agostinho Crocetta, do Cedejor zoom
Agostinho Crocetta, do Cedejor

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados