Localmente X Globalmente

divulgação
o que tem do lado de fora pode ser bem legal.
1
patricktor4 · Recife, PE
6/11/2007 · 37 · 1
 

Cresce cada vez mais no Brasil festas e eventos com djs de música não necessariamente eletrônica, noites regadas a muito som suingado que vai do samba ao funk, riquíssimo em ritmos brasileiros tradicionais, que ao lado dos timbres e sonoridades da musica de países africanos, latinos e leste europeus compõem uma babel de ritmos, culturas e etnias.

Em Brasília, todas as segundas-feiras, tem a Criolina; em Belo Horizonte, o Sambacana Gruve no bairro de Santa Tereza; em São Paulo nas quartas, evento Super Jam na Vila Madalena e a versão paulistana do Sambacana Gruve. Já em Florianópolis tem o Nação Balanço, e em Salvador, a Casa do Groove e o 16 Toneladas.
Aracaju traz as Festas souAFRICA! e Babeleska; Fortaleza vem com a Farra na Casa Alheia, e Recife tem o Sonora e as Terças do Vinil, no Rio a Phunk, a “Ser chique é ter sotaque carregado” e tantas outras festas super divertidas e de repertório musical bem variado.

Este formato de evento vem crescendo de forma gradativa em todo o país e segue quase espontaneamente uma tendência mundial de exaltação às culturas locais. Atualmente existe uma rede de festas que possuem basicamente o mesmo conceito, com djs que por sua vez pesquisam a música dançante brasileira e mundial que não seja exatamente rock ou eletrônica.

O sucesso destes eventos em suas cidades e fora delas já está criando um certo movimento com a circulação dos djs residentes e até mesmo com a realização das festas em outras cidades, trabalhando às vezes inconscientemente o modelo de Macluhan, de pensar localmente e repercurtir globalmente.

Depois do grande sucesso das edições da festa BABELESKA em Aracaju e dos sucessivos convites para discotecar pelo país, o seu idealizador, dj patricktor4, põe a viola no saco e cai na estrada. Ele já apresentou seu set de musica global em quase todas as capitais do país, e ainda na Alemanha e na Áustria.

A musica global é a uma das tendências mais em alta para a pista de dança atualmente nas noites mais moderninhas da Europa e dos Estados Unidos. A música não eletrônica de referência africana, latina, afro-brasileira, cigana e balcânica é a sensação em casas noturnas de Nova York a Berlin, de Tóquio a Londres.

A consolidação destes eventos está sendo feita através de parcerias locais e nacionais, alguns deles, como o Criolina, 16 toneladas e Babeleska, se transformaram em programas de rádio em suas cidades. Uma ação interessante é a confecção de uma coletânea com o nome provisório “Sou+Brasil”, que deve sair até o carnaval com as produções dos djs que tocam nestes eventos e que começam a construir de forma mais consistente este cenário.

Pra 2008 existem planos ousados, como a circulação nacional das festas e dos djs através de um projeto pela Lei Rouanet, e o projeto TIM MAIA NACIONAL, onde um circuito nacional de festa homenageará o síndico da soul music brasileira.

Dj patricktor4
Patricktor4 nasceu na Bahia, mas passou boa parte da vida rodando pelo nordeste brasileiro: Pernambuco, Alagoas, Paraíba, e finalmente, Sergipe. Dos estados onde morou, trouxe consigo a herança cultural do gingado, o peso e a criatividade da música popular destes lugares, transferindo para as pistas de dança o gosto pelas batidas mais ricas e diversificadas da música mundial.

Na prática a seleção musical de patricktor4 oferece um passeio auditivo pelo mundo, trazendo pra a pista temas e ritmos conhecidos e desconhecidos que atraem o público pelo irresistível inusitado.

Além da busca incessante pelo novo ou velho desconhecido, suas referências vão de Clara Nunes, passando por Jackson do Pandeiro, pelo afrobeat de Fela Kuti e Tony Allen, até os ritmos peculiares do leste europeu, como os de Goran Bregovic, Mahala räi Banda e Shantel & Bucovina Club Orkestra.

No mês de novembro durante sua primeira passagem por São Paulo, o Dj. Patricktor4 apresenta-se na festa Superjam no dia 7/11 na vila madalena, no dia 11/11 Moinho Eventos na Mooca, divide a pista com Martinália, Jair Rodrigues,DJ patife e Orquestra Imperial no evento Boteco Boêmia, e dia 12 ao lado do pernambucano China em Brasília na festa Criolina.

para ouvir...

www.myspace.com/djpatricktor4
www.patricktor4.multiply.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Carolina Jardim
 

Tem tudo pra dar certo.
Esperar e apreciar!

Carolina Jardim · Aracaju, SE 9/11/2007 13:15
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados