Mamulengo de Cheiroso: uma ode a Cultura Sergipana

1
Rede Sergipe de Cultura · Aracaju, SE
16/9/2006 · 53 · 1
 

O Grupo Teatral Mamulengo de Cheiroso completa 28 anos criando espetáculos que alimentam a imaginação, cheios de cultura popular. No currículo vários festivais e apresentações em muitas cidades brasileiras e em outros países. Em novembro o grupo sergipano faz uma série de apresentações na Península Ibérica com o espetáculo “Festança com o Mestre Cheiroso”. O texto e a direção são de Aglaé Fontes de Alencar. Essa oportunidade de expansão da cultura de Sergipe foi possível graças a um intercâmbio realizado pelo Centro de Criatividade durante o I Encontro Ibérico que aconteceu este ano em Aracaju.

O Espetáculo faz uma homenagem as danças e folguedos do folclore nordestino, em especial o sergipano. Os atores Augusto Barreto, Rinaldo Machado, Ananda Barreto e Zé Américo Lima vão apresentar o Reisado, São Gonçalo, Parafuso (este grupo folclórico só existe em Sergipe), Samba de Coco, entre outros. Os trabalhos na Oficina para a confecção dos Bonecos e adereços estão a todo vapor.

As cores, formas e religiosidade das danças e folguedos estão retratadas em cada elemento que vai compor o espetáculo. As apresentações serão feitas entre os meses de novembro e dezembro em Portugal e Espanha, países que foram responsáveis pela introdução de vários elementos da cultura nordestina. Agora Sergipe leva de volta o que os colonizadores trouxeram e a cultura do povo preservou.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Marcelo Rangel
 

OBS.: Notei que há um problemas com as tags: basta colocar espaço entre uma tag e outra; só quando é uma tag de duas ou mais palavras (tipo artes-cênicas)é que se coloca hífen entre elas.
Abraço!!

Marcelo Rangel · Aracaju, SE 13/9/2006 22:23
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados