Mobilidade Urbana

Fora do Eixo
Bicicletada JF - Ciclistas em busca de mobilidade
1
Nana Rebelatto · Juiz de Fora, MG
19/12/2012 · 20 · 3
 

Muitas cidades estão colocando em pauta questões ligadas a Mobilidade Urbana e uso de bicicletas. Outras colocando em prática as medidas tomadas de forma participativa na implantação do modal na vida urbana. E, Juiz de Fora, cidade do Coletivo Sem Paredes, ainda está na luta.

Juiz de Fora (MG) é uma cidade com mais de 600 mil habitantes e um centro com trânsito caótico. O Vereador Flávio Cheker (PT), propôs um Projeto de Lei pra criação do Plano Diretor Cicloviário Integrado na cidade, cujo veto dado pelo Executivo foi derrubado pela Câmara Municipal na última quarta-feira (12).

Nós, urbanistas, já entendemos que as bicicletas são um meio de transporte viável, que consegue interagir de maneira eficaz com as outras formas de locomoção pela cidade, e proporcionam melhoria do meio ambiente, da saúde e promove a inclusão social. Mas por que será que tantas cidades têm dificuldade em implementar políticas que incentivem o uso das "magrelas"?

Acredito que o principal fator seja a falta de capacidade técnica e preguiça de quem está a frente das secretarias de trânsito. A maneira mais "fácil" de diminuir o trânsito nos grandes centros é investir em mais vias, assim cabem mais carros, o que gera mais trânsito. Já sabemos, com base em estudos e por vivências, que esta não é uma maneira eficaz de tratar nossas cidades.

A muito tempo se usa como desculpa, para a não implementação do plano cicloviário, as condições do terreno. Sim, Juiz de Fora tem a topografia bem acidentada, porém de acordo com a pesquisa de Mestrado do gestor ambiental Ugo Castañon,a topografia irregular não é o principal ponto de impedimento para a circulação de mais bicicletas, e sim a falta de infraestrutura, o que coloca em risco a vida dos ciclistas.

A mobilidade deve ser vista como essencial. Todo cidadão tem direito à cidade. Precisamos de acesso e utilização da infraestrutura social urbana, como escolas, centros culturais, hospitais e empregos, e quanto maior a facilidade de se locomover na cidade, maior é esse acesso. A mobilidade urbana favorece a mobilidade social.


Eu sou ciclista urbana a dois anos, e carrego minha filha na garupa. Minha bicicleta possui luz traseira e dianteira, retrovisor esquerdo, que são elementos obrigatórios. Além disso, nós usamos capacetes, o que fez com que carros nos respeitasse um pouco mais. Porém, mesmo carregando uma criança, ainda sofro com motoristas que acreditam que o lugar das bicicletas não é nas vias.

Um fator importante nessa luta pela mobilidade é a educação! Precisamos entender que as cidades pertencem a todos nós, e nos respeitar mais. De nada adianta ciclovias e ciclofaixas se a população não estiver preparada. Isso é um processo. E envolve todos.

Grandes urbanistas durante a história já colocavam sobre a importância da ocupação das cidades. Isso diminui a violência e gera felicidade pelo convívio coletivo. A sociedade também está entendendo a necessidade de mobilidade universal, como mostram as muitas bicicletadas espalhadas pelo mundo!

Em Juiz de Fora estamos lutando pelo direito de mobilidade, e temos nos encontrado todo mês para pedalarmos juntos, em manifestação pacífica pelo direito à cidade. No fim do mundo teremos mais uma Bicicletada JF. Nos encontraremos na Praça São Mateus ás 19h, do dia 21/12/2012.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Djalma Nery
 

Aqui em São Carlos - SP, estamos articulados no Movimento Transporte Justo que, além de buscar discutir outras formas de acesso à locomoção, pauta a questão do direto à cidade através da Tarifa Zero no transporte coletivo. Paralelo à isso, estamos trabalhando para potencializar outras ações e modais, como por exemplo incentivar o uso de bicicletas e caronas. Te convido a dar uma olhada na matéria que acabei de publicar. Valeu:

http://www.overmundo.com.br/overblog/carona-e-politica-uma-vocacao-1#-overblog-16227

Djalma Nery · São Carlos, SP 26/12/2012 14:13
sua opinião: subir
Nana Rebelatto
 

Que massa! Eu tenho acompanhado pelas redes.
A mobilidade está cada vez mais sendo entendida de fato. A sustentabilidade fica dificil sem mobilidade. E nossas cidades estão deixando de serem humanas.

Nana Rebelatto · Juiz de Fora, MG 4/1/2013 14:06
sua opinião: subir
Sergiomirandinha
 

Opa, não sei se você soube, houve uma manifestação que aconteceu agora dia 1 de Janeiro em São Paulo na posse do prefeito. Saiu no 'Va de Bike': http://goo.gl/ebwn3 E no Diario de S. Paulo: http://goo.gl/hZVja Eis aqui fotos da Manifestação: http://goo.gl/VUTQN - Acho que a Bicicletada deve se movimentar em eventos estratégicos assim, para chamar bem atenção, e pedir pontos concretos, como é o caso do plano de 2008 engavetado. Para saber mais sobre o plano de 2008, acesse este artigo do "Va de Bike" http://goo.gl/OCXlJ

Sergiomirandinha · São Paulo, SP 6/1/2013 11:21
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados