O certo e o errado

O viajante Instigado - www.viajanteinstigado.com
1
Sergio Pavanello · Ilhabela, SP
15/9/2014 · 0 · 0
 



O brasileiro espera pelo carnaval, o iraniano pelo Noruz, o indiano pelo Holi, o chinês pelo ano novo e o irlandês pelo Saint Patricks. Os países do hemisfério norte conhecem duas olimpíadas, os do sul só uma. Indianos e australianos se divertem com o Cricket. Os Chineses com badminton. Os Norte americanos são imbatíveis no futebol que só eles jogam. Os ingleses se especializaram na invenção de esportes divertidos, mas não sabem praticá-los.

No Irã bebida alcoólica é proibida. Em Veneza é proibido andar sem camisa na praça. Na Irlanda, beber é esporte indoor. Majhong na hutong pode dar cadeia em Shanghai. Nas praias turcas o traje de banho esconde a mulher, mas no Brasil é a bunda que esconde o traje. Na Europa ninguém esconde nada.

Depilação Brasileira é moda na Europa, mas ainda não pegou no Brasil. Qualquer tipo de depilação na China ainda é novidade. Nos trópicos, tomamos três banhos por dia e escovamos os dentes após cada refeição. No velho mundo dentes podres não incomodam ninguém. Em Singapura mascar chiclete na rua é prejuízo. Jogar lixo no chão também. Na Índia ganha um prêmio em dinheiro quem encontrar uma lixeira. Falamos alto no Brasil e na Itália. Os alemães falam baixinho para não incomodar. Na América pirataria é cadeia. Na China é tudo liberado. No Brasil tudo as escondidas.

No Japão os trens saem na hora e as pessoas respeitam as filas. Na Índia o ônibus só parte quando cheio. Os suecos fazem fila para ver letreiros turísticos, e inventaram a fila da fila. Os chineses não sabem o significado dessa palavra.

Uns tomam café e outros chá. Com ou sem açúcar. A gorjeta é mandatóriao na América e falta de respeito na China. Os iranianos dormem no chão. Os japoneses criaram o tatame e dormem um pouquinho mais para cima. Os europeus gostam da cama e os norte americanos do King-size.

Os Indianos comem com a mão. Os vietnamitas com palitinho. Os brasileiros, espanhóis e mexicanos com talheres. Na hora do aperto há que fique mais confortável de cócoras. Outros sentados no trono. Na hora de limpar-se; papal para o John, esguichinho para o Muhamed e a mão para Xing Ling. O Tanaka se enrola sem uma privada eletrônica. Nos estados Unidas e Europa o papel higiênico vai junto com o pacote. Fazendo o mesmo no terceiro mundo é o Roto-Rooter na certa.

Reza ou mantra. Em direção a Meca ou de braços abertos para o céu. Com ou sem a ajuda de ícones. Em posição de lótus ou ajoelhado no milho. Palavras marcadas ou puro improviso. Em Varanasi deuses para todos os tipos e gostos. Na Armênia, Geórgia e Vaticano, não há opção de escolha. No tempo hindu, não hindu não entra. Na igreja entra quem quer. Nos templos budistas e mesquitas ticket de entrada para turistas. A ortodoxia russa proíbe as estátuas de santos. Os cristãos de Ouro preto veneram as esculturas de aleijadinho.

Os italianos desenvolveram a pintura sacra. Os árabes se aperfeiçoaram em estraga-las, riscando os olhos das imagens. O hindu consagrou a vaca, mas as alimenta com plástico e pontapés. Para os budistas matar qualquer ser vivo é pecado. No Brasil, pecado é trocar picanha por salada. Na China, tudo que se movimenta vira comida. Coração de galinha é luxo no Brasil, commoditie na China e excentricidade na Europa. Os coreanos e chineses gostam do cachorro na coleira ou no espeto. Italianos cozinham carne de cavalo “a brasiliana”. Salada no Brasil é saúde, na China azia e na Índia diarréia. Lá em casa, aí de quem sair da mesa sem limpar o prato. Em Pequim, prato limpo é desrespeito.

É por essas e outras que eu sempre me pergunto: existe certo ou errado nesse mundo?

* originalmente publicado em www.viajanteinstigado.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados