O homem que criou os mascotes...

Fernando Pierucetti
1
Henriquecendo · Belo Horizonte, MG
14/8/2009 · 5 · 2
 

Fernando Pierucetti, que ficou mais conhecido como Mangabeira, foi quem transformou o Atlético em Galo, o Cruzeiro em Raposa, o América em Coelho e a nossa Seleção em Canarinho.

Tudo teve início no ano de 1945, quando o diretor do jornal A folha de Minas, Ãlvares Maciel, pediu a Mangabeira que criasse mascotes dos clubes para ilustrar as páginas do noticiário esportivo.

Antes disso, em 1931, Mangabeira já havia retratado o centroavante e ídolo alvinegro Mário de Castro. Retratrou também o chamado trio maldito, composto por Mário de Castro, Said e Jairo.

Em 1946, Mangabeira foi trabalhar no jornal Estado de Minas. Lá, começou a lançar os bichos e a criar novos. A princípio ele homenageou sete times de Minas: o Atlético com um Galo, o Cruzeiro com uma Raposa, o América, que antes do tradicional coelho, era representado por um Pato, o Villa Nova com um Leão, e os extintos Sete de Setembro com um Tigre, o Metalusina com um Tucano e o Siderúrgica com uma Tartaruga. Mais tarde, outras equipes foram contempladas pela imaginação do Cartunista.

Mas você deve estar se perguntando: mas por que Galo? Por que Raposa? Por que Coelho?

mangabeiraAlgumas pessoas queriam que o mascote atleticano fosse um índio, mas Fernando Pierucetti preferiu o Galo Carijó e justificou a sua escolha com as seguintes palavras: “O Atlético sempre foi um time de raça. Mais parece um galo de briga, que nunca se entrega e luta até morrer!â€

O mascote cruzeirense, a raposa, foi inspirado em um dirigente da equipe conhecido por sua esperteza e astúcia no comando dos negócios do clube. Quando descobria que o Atlético estava negociando com algum jogador, ele ia lá e atravessava a negociação.

Já o mascote americano, o coelho, foi escolhido pela esperteza do time dentro de campo naquela época. De acordo com Mangabeira, o coelho é um bicho que dorme de olho aberto, assim como alguns dirigentes que o clube tinha e que mudaram a história do time.

Mangabeira fez também a charge da inauguração do Estádio Governardor Magalhães Pinto, o Mineirão, e o canarinho, que em 1950 foi o mascote da nossa seleção, na Copa do Mundo disputada em território brasileiro.

Infelizmente, Fernando Pierucetti faleceu em 2004, mas será lembrado eternamente! Toda vez que nos referirmos ao Galo, a Raposa, ao Coelho, ao Leão e a outros tantos bichos, como mascotes dos clubes de futebol, estaremos nos referindo também ao saudoso Mangabeira.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Henriquecendo
 

http://henriquecendo.wordpress.com

Henriquecendo · Belo Horizonte, MG 15/8/2009 10:09
sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Que bacana. Não tinha idéia de quem havia pensado os mascotes de futebol. Interessante essas histórias dos personagens que construíram o imaginário do futebol, como o Fernando Pierucetti e o Lamartine Babo.
Seria bacana termos um bom artigo no Overmundo que tecesse relações do ponto de vista cultural entre as atuações dessas figuras míticas do esporte nacional.

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 15/8/2009 13:49
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados