No dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completou 456 anos. O maior municÃpio do paÃs tem números de grande metrópole. São mais de 10 milhões de habitantes e uma economia, que é responsável por 33% do Produto Interno Bruto brasileiro. Mas além da grande capacidade produtiva, São Paulo também é uma cidade cosmopolita, acolhedora com gente de todos os lugares do Brasil e do mundo. Reconhecida por seus eventos culturais, a cidade é palco da XXI primeira Bienal do Livro, o maior evento literário do paÃs.
Com 350 expositores nacionais e estrangeiros e 900 selos editoriais distribuÃdos numa área de 60 mil metros quadrados, a Bienal foi inaugurada no último dia 12 no Anhembi. O Senado mais uma vez participa desta grande festa cultural. Agora, com uma presença mais moderna. Obedecendo à s novas concepções administrativas implementadas na casa, vamos apresentar na Bienal um mini-senado possibilitando aos visitantes, até mesmo, um tour virtual pelas dependências da instituição.
Depois de profundas mudanças administrativas, o Senado entra em nova fase, está mais perto da população. Neste ano, decidimos aumentar a participação do Senado principalmente em feiras literárias, inclusive no interior do paÃs.
Na bienal de São Paulo, estaremos lançando vários tÃtulos das Edições do Senado e Edições Técnicas. Poderia aqui discorrer sobre os mesmos, mas este tema foi objeto de entrevista que está sendo veiculada pela mÃdia. Quero sim informar que as publicações do Senado são feitas a preço de custo. A escolha das obras é feita por um conselho editorial que tem como Presidente, o Senador José Sarney, membro da Academia Brasileira de Letras, e como Vice-Presidente, o Professor Joaquim Campelo, renomado nos meios editoriais e literários.
As obras escolhidas, geralmente fora do catalogo das grandes editoras, têm profundo valor histórico-cultural e são impressas na Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Senado, o que faz com que o custo seja reduzido. O resultado é que o preço final fica acessÃvel à s diversas camadas sociais do paÃs.
Além de serem veiculadas nos eventos que participamos, todos podem adquirir as obras via internet, no site do Senado (www.senado.gov.br). Basta se cadastrar e solicitar a publicação. Vale ressaltar que não é cobrado frete pelo envio das publicações para o Brasil. Este é um outro fator que beneficia a todos os brasileiros aproximando ainda mais a instituição da população.Outra atitude desta administração foi estimular a publicação de livros elaborados pelo corpo funcional do Senado. Já estamos na fase da seleção das obras, que serão impressas nos moldes editoriais do Senado.
Também destaco o trabalho do Senado com as edições em Braille. A Casa tem um dos mais modernos parques gráficos Braille entre todas as instituições federais do paÃs. DistribuÃmos, periodicamente, para várias instituições cadastradas lançamentos mensais em Braille. Nas feiras literárias, como a Bienal, o Senado promove o “evento Brailleâ€, onde distribui coleções de publicações tecno-jurÃdicas para três instituições que trabalham com deficientes visuais. E uma forma de mostrar a preocupação do Senado com a inclusão social de todos os brasileiros.
Enfim, tenho orgulho em gerir uma instituição com um corpo funcional absolutamente qualificado e que, a cada dia, está mais perto dos brasileiros, seja através das letras, ou dos nossos veÃculos de comunicação, que possibilitam a todos conhecer o trabalho e as atividades do Senado.
Haroldo Tajra
Diretor-Geral do Senado Federal
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!