Quando ingressamos no Circuito Fora do Eixo, logo compartilhamos a mesma opinião sobre os critérios midiáticos adotados no paÃs. Começamos a debater concepções, formatos, grades de programação, formação de opinião, Panóptico digital, sistematização de tendências em cima de necessidades nossas e vários outros assuntos relacionados a mÃdia que é desenvolvida no Brasil.
Ao mesmo tempo em que questionamos o padrão, tentamos ressignificá-lo a cada instante com o idealismo inerente de quem é Fora do Eixo. Aqui não há o contentamento da discordância, o cerne dos questionamentos vai muito além de meramente questionar. É preciso tomar conta do absurdo, ocupá-lo, fazer dele um novo assunto, criar uma nova perspectiva no olhar do cidadão. Assim como a campanha ambiental do Circuito sabiamente enfatiza que “O lixo não existeâ€, também podemos afirmar com veemência que “A alienação não é maior que o conhecimentoâ€. Por que destruir um muro só porque você não concorda com sua estrutura? Não seria bem melhor transformá-lo?
E tudo é passÃvel de transformação. E a força dessa frase é que nos fez acreditar nas premissas leais que determinamos para 2013. E o ano não poderia ter começado melhor para o Coletivo Porto Salgado. Literalmente, ocupamos as mÃdias, meus caros. Precisamente nesse mês, nosso articulador, Teófilo, assumiu a diretoria da TV Delta! A mÃdia convencional passa a ser parceira direta da mÃdia livre, sem imposições de quem chegou agora. Nosso intuito é construir colaborativamente. Os novos programas já começaram a ser idealizados. A nova filosofia já reverbera nos olhos dos artistas. A nova realidade já se engrandece pela própria natureza de sua importância. E, brevemente, aqui no Overmundo, já poderei estar detalhando todas as ideias que serão postas em prática de imediato. A parceria ainda foi fortalecida pelo Núcleo F5 de comunicação nas ações de mÃdia e difusão de conteúdo através de seu Portal na internet e dos telões de LED espalhados em pontos estratégicos da cidade com focos promocionais e publicitários.
O ano começou, de fato, foda pra quem comunga dos mesmos ideais que nós. Várias conexões estão sendo feitas, os laços entre os agentes da rede se estreitam consideravelmente a cada dia que passa, o Grito Rock se tornou mundial, novos Coletivos surgiram, outros se fortaleceram e vários estão germinando, silenciosos, em todos os lugares. As boas novas não cansam de surgir. O suor no sorriso dos propagadores da esperança não cessa e nem deve. Nós estamos construindo, colaborativamente, um novo mundo possÃvel. E tudo isso, incrivelmente, é apenas o começo. As possibilidades só se renovam.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!