Pipa Bossa Jazz Festival 2013 - Primeiro Dia

Divulgação
Foto Montagem Anand Rao Multiempreendimentos
1
Anand Rao · Brasília, DF
23/8/2013 · 1 · 0
 

O início do Pipa Fest Bossa Jazz 2013 foi especial. Pelas ruas de pipa a banda Bossa & Jazz Street Band convidava as pessoas para o palco principal do festival tocando “standards”, “New Orleans Music” e MPB/Bossa Nova arranjada especialmente para este formato. A banda é formada por músico da cidade de Cruzeta no interior do Rio Grande do Norte e coordenada pelo maestro português Eugênio Graça. Ela terminou sua peregrinação no palco principal.

Depois foi a vez do gupo potiguar Saturnino, o que mais me impressionou na noite. Eu que participei este ano do Festival de Jazz de Montreux, fiquei literalmente apaixonado por este grupo como arranjo que me lembraram grupos antigos da música instrumental brasileira mas, com um toque absolutamente diferenciado. O Saturnino sabe o que é música. Composto, segundo informações do site do festival, por instrumentistas com vasta experiência no cenário regional, lançou em 2011 o disco intitulado “Saturnino e o Disco Avuado”. Nasceu em 2007 e é composto segundo informações do You Tube por Ricardo Baya (guitarra, violão, viola de 12 cordas e voz), Zé Fontes (contrabaixo e voz), Ronaldo Freire (flauta e flautim), Jaildo Gurgel (bateria), Kléber Moreira (percussão) e Sami Tarik (percussão).

E por fim, como santo de casa não faz milagre, pois, o Saturnino tinha que ser o grupo para fechar a noite, veio o Peter “Mad Cat”Ruth. Ganhador do Grammy é um dos maiores gaitistas do blues. Tem quase 50 anos de carreira e tocou com lendas do jazz como Gerry Mulligan, Paul Desmond e Dave Brubeck. Fez um excelente show, um tradicional show. Como arranjos tradicionais e agradou.

Como sou partidário sempre da inovação, curti o Peter mas, tenho visto ao longo da minha vida como jornalista que cobre festivais, muitos que tocam como ele, com sua pulsação e que muitas vezes não ganham um Grammy por não possuir um bom produtor ou etc. Essas coisas extra palco da música.

Fiquei realmente impressionado com os arranjos do Saturnino, valeu a noite ouvir este grupo potiguar que merecia uma maior valorização no cenário musical brasileiro.

Internet e You Tube

Bossa & Jazz Street Band
http://youtu.be/gsBO1TWxtrk
Saturnino
http://youtu.be/xE8PpjclJIs
Peter “Mad Cat” Ruth
http://youtu.be/CRUd8kY3L70
http://www.madcatmusic.net/

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados