Na última terça-feira (dia 18/10), o Rio de Janeiro conheceu uma nova plataforma para negócios na cadeia do audiovisual. Durante o evento de apresentação no Rio Market – braço dedicado ao business do Festival do Rio – o público teve acesso ao MediaFundMarket. Adriana Dutra, CEO do Grupo Inffinito, iniciou o diálogo com produtores, artistas e empresários do setor falando sobre a história de seu empreendimento, que há 15 anos trabalha pela difusão cultural da produção brasileira através dos festivais que promove em diversos paÃses.
O Circuito Inffinito de Festivais, em parceria com o governo brasileiro, desenvolve eventos para a divulgação do potencial do Brasil no exterior e já faz parte do calendário oficial de festivais nas cidades de Canudos, Nova York, Vancouver, Miami, Londres, Buenos Aires, Montevidéu, Roma, Madri e Barcelona. Ao todo, já foram realizadas 48 edições de festivais que atingiram um público de mais de 900 mil pessoas.
E o MediaFundMarket é mais uma contribuição que promete facilitar o relacionamento dos produtores audiovisuais com investidores e compradores de sua obra. Dentro do ambiente da plataforma, há dois mecanismos interessantes para o surgimento desses novos negócios.
O primeiro mecanismo atende à necessidade de captação (fund), onde o realizador poderá usar o financiamento coletivo (crowdfunding) para arcar com os recursos necessários ao desenvolvimento de seu projeto. Com pequenas quantias investidas pela multidão de entusiastas, a ideia do mecenas cultural reaparece como principal ator para o sucesso de um empreendimento.
O segundo mecanismo que a plataforma abriga favorecerá a comercialização de obras já finalizadas -- em escala mundial. Esse ambiente de negócios (market) colocará o produtor/distribuidor em contato direto com potenciais compradores. O conteúdo disponibilizado aos interessados na aquisição será protegido por uma marca d'água, o que visa dar segurança ao proprietário do conteúdo, coibindo a prática da pirataria. Além do mais, uma produtora fará legendagem gratuitamente para os conteúdos oferecidos no mercado internacional.
Para os menos familiarizados com o modelo de trabalho de captação na web, vale assistir ao vÃdeo tutorial criado pelos desenvolvedores do MediaFundMarket. Ele é bastante simples e demonstra todas as funções da plataforma. Mas o melhor de tudo é que haverá um coaching (suporte) online para que os proponentes e entusiastas conheçam as melhores práticas para aperfeiçoar a sua comunicação com o público: investidores e compradores.
O portal é fruto de convênio com o Ministério da Cultura (MinC) por meio da Secretaria do Audiovisual (SAv).
Bons negócios!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!